Ativo cirlulante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Alexsandra Ferreira Pereira

Mensuração do Ativo Imobilizado

Fortaleza-Ce

2010

FATE – Faculdade Ateneu

Alexsandra Ferreira Pereira

Mensuração do Ativo Imobilizado

Projeto submetido à disciplina de TCC1 do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ateneu, como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharelado.Orientador: Professor Ivan.

Fortaleza-Ce

2010

Sumário

Introdução

Muitos valores são utilizados para avaliação de ativos. Criar valor demanda estratégias financeiras e novas formas de medir o sucesso empresarial. É preciso que os valores patrimoniais sejam evidenciados expressando a utilidade de cada um dos itens que compõem o patrimônio dasentidades, visando cobrir as necessidades de informações dos vários agentes inseridos no processo de gestão empresarial. O estudo da teoria contábil tem cada vez mais se destacado no meio acadêmico e dos pesquisadores. Nos currículos de graduação a teoria da Contabilidade tornou-se disciplina obrigatória, visto a sua relevância para o ensino das Ciências Contábeis. Na questão da mensuração e avaliação dascontas patrimoniais, o ativo tem sido ressaltado de grande importância e o imobilizado estudado de forma acurada no sentido de que medidas de mensuração sejam utilizadas com a finalidade de que esse grupo evidencie de forma correta a capacidade que possui de gerar fluxos futuros. Sob essa ótica uma discussão sobre os efeitos da aplicação dos conceitos de mensuração do ativo sobre um determinadobem do imobilizado, utilizando abordagem de métodos quantitativos pode despertar curiosidades entre a Ciência Contábil e a Estatística.

Observa-se que existe um grau de dificuldade quanto a mensuração de ativo imobilizado, assim, não faz parte desse trabalho escolher a melhor forma de avaliação e sim elencar algumas delas, enfocando conceitos de ativos e demonstrando interpretações sob oângulo de métodos quantitativos de um determinado bem, para que a partir daí novas escolhas possam ser feitas e pesquisas possam ser desenvolvidas.

Este projeto que será realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica apresentará em seu desenvolvimento alguns conceitos, como o conceito de ativo e de mensuração de ativo, mostrará também como deve ser realizada essa mensuração e comoos gestores poderão utilizar essas informações para tomar a melhor decisão sobre o que fazer com seu imobilizado. Evidenciara os métodos mais utilizados para se mensurar um ativo imobilizado e qual a forma mais correta de realizar essa mensuração.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa abordara especificamente a mensuração do ativo imobilizado, a forma correta de realizaressa mensuração, visto que a mensuração do ativo como um todo é um assunto muito abrangente dentro da área contábil, buscando com isso um maior esclarecimento de como o mesmo pode ser realizado.

3. PROBLEMA

O ativo imobilizado pode ser mensurado a valores de entrada e de saída. Na literatura contábil os valores de entrada são considerados mais objetivos do que os de saída por serempassíveis de verificação, entretanto, os valores de saídas possuem representatividade por demonstrarem os fluxos futuros, assim, aplicando os conceitos para mensurar um bem do ativo imobilizado, obteremos valores diferentes. Assim como deve ser realizada a mensuração do ativo imobilizado e quais o elementos devem ser observados e analisados para e realização da mensuração de um bem do ativoimobilizado?

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo geral:

Verificar como deve ser feita e quais elementos necessários para se fazer a mensuração de um ativo imobilizado, procurando minimizar dúvidas que surgem entre os contabilistas e um maior esclarecimento sobre o tema.

4.2 Objetivos Específicos

a) revisar o conceito de ativo...
tracking img