Bacia hidrografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia – Departamento de Hidráulica e Saneamento

Capítulo 2

CAPÍTULO 2 BACIA HIDROGRÁFICA 2.1 - Introdução A bacia hidrográfica pode ser entendida como uma área onde a precipitação é coletada e conduzida para seu sistema de drenagem natural isto é, uma área composta de um sistema de drenagem natural onde o movimento de água superficial inclui todos os usos da água edo solo existentes na localidade (Magalhães, 1989). Os limites da área que compreende a bacia hidrográfica são definidos topograficamente como os pontos que limitam as vertentes que convergem para uma mesma bacia ou exutório. As bacias hidrográficas caracterizam-se pelas suas características fisiográficas, clima, tipo de solo, geologia, geomorfologia, cobertura vegetal, tipo de ocupação, regimepluviométrico e fluviométrico, e disponibilidade hídrica. 2.2 - Delimitação da bacia A delimitação de cada bacia hidrográfica é feita numa carta topográfica, seguindo as linhas das cristas das elevações circundantes da seção do curso d’água em estudo. Cada bacia é assim, sob o ponto de vista topográfico, separada das restantes bacias vizinhas. Esta delimitação que atende apenas a fatores de ordemtopográfica “define uma linha de cumeada a que poderíamos chamar linha de divisão das águas” pois ela é que divide as precipitações que caem e, que, por escoamento superficial, seguindo as linhas de maior declive, contribuem para a vazão que passa na seção em estudo (Fig. 2.1). Figura. 2.1 - Área de contribuição de uma bacia. No entanto, as águas que atingem a seção do curso d’água em estudo poderãoprovir não só do escoamento superficial como também do escoamento subterrâneo, que poderá ter origem em bacias vizinhas. E, inversamente, parte do escoamento superficial poderá concentrar-se em lagos ou lençóis subterrâneos que não tem comunicação com o curso de água em estudo, não contribuindo para a sua vazão.

Grupo de Recursos Hídricos – Apostila de Hidrologia 8

Universidade Federal daBahia – Departamento de Hidráulica e Saneamento

Capítulo 2

Concluiu-se que, além da delimitação topográfica, deve-se observar a delimitação da bacia sob o ponto de vista geológico e em formações características, calcárias ou de geologia especial. Raramente as duas delimitações coincidem (Fig. 2.2). Figura 2.2 - Linhas divisórias freática e topográfica 2.3 - Características Fisiográficas Ascaracterísticas fisiográficas de uma bacia são obtidas dos dados que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. São: área, comprimento, declividade e cobertura do solo, que podem ser expressos diretamente ou, por índices que relacionam os dados obtidos. 2.3.1 - Forma da Bacia A forma da bacia não é, normalmente, usada de forma direta em hidrologia. No entanto, parâmetrosque refletem a forma da bacia são usados ocasionalmente e têm base conceitual. As bacias hidrográficas têm uma variedade infinita de formas, que supostamente refletem o comportamento hidrológico da bacia. Em uma bacia circular, toda a água escoada tende a alcançar a saída da bacia ao mesmo tempo (Fig. 2.3).

Figura. 2.3 - Bacia Arredondada e as características do escoamento nela originado poruma precipitação uniforme Uma bacia elíptica, tendo a saída da bacia na ponta do maior eixo e, sendo a área igual a da bacia circular, o escoamento será mais distribuído no tempo, produzindo portanto uma enchente menor (Fig. 2.4).

Figura 2.4 - Bacia elíptica e as características do escoamento nela originado por uma precipitação uniforme

Grupo de Recursos Hídricos – Apostila de Hidrologia 9 Universidade Federal da Bahia – Departamento de Hidráulica e Saneamento

Capítulo 2

As bacias do tipo radial ou ramificada são formadas por conjuntos de sub-bacias alongadas que convergem para um mesmo curso principal. Neste caso, uma chuva uniforme em toda a bacia, origina cheias nas sub-bacias, que vão se somar, mas não simultaneamente, no curso principal. Portanto, a cheia crescerá,...
tracking img