Atividades complenetares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Corrente do Bem

Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente. Instigado por uma atividade sugerida por um professor, cuja intenção era somente fazer as crianças pensar, Trevor, 12 anos, dispara uma corrente do bem. Para participar, bastaria ajudar uma pessoa a fazer algo que ela dificilmente conseguiria sozinha. Com uma única condição: que o favorecimento replicassea boa ação para três pessoas. “Ao viés sensível e filosófico da obra, é possível associar um olhar matemático da situação”

Conclusão:

O objetivo desse filme tem como aproximar-se do conceito de progressão e desenvolver a capacidade de analisar numericamente uma situação. Podemos exibir o filme todo, mas temos que ater à cena em que o garoto Trevor explica, em sala de aula, a sua idéia sobrea corrente do bem aos colegas (33m00s a 35m55s a 2h03m05s). Após a exibição, faça um bate-papo sobre a história e ideia de Trevor. Pergunte se a situação retratada no filme, em que centenas de pessoas se envolvem pouco tempo, é matematicamente viável. Proponha então a seguinte brincadeira para a turma: um aluno deverá tocar o braço de dois colegas. Os que foram tocados ficam com um braçolevantado e encostam em outros dois alunos, desde que ainda não tenham participado. No fim, converse com a turma sobre a rapidez com que todos participam e pergunte: e se cada um tocasse três em vez de dois colegas? O que mudaria? E se a escola toda fosse envolvida?



























O Príncipe do Egito

Esta história bíblica, que se passa no Egito antigo, narra omito de Moisés. Temendo o crescimento da população hebréia e a conseqüente ameaça ao seu poder, o faraó Seti decide que todos os meninos hebreus deveriam ser afogados. Desesperada, uma mulher abandona seu filho num rio, dentro de um cesto. A criança é encontrada pela rainha, que a cria como irmã do herdeiro Ramsés. Quando se torna adulto, Moisés descobre que é hebreu e decide libertar seu povo daescravidão. “É interessante para mostrar a relação de egípcios e hebreus com seus deuses”.

Conclusão:

O objetivo desse filme tem como conhecer a organização social da Antiguidade, em que os hebreus eram o povo dominado pelos egípcios. Discutir as diferenças entre as sociedades politeístas e monoteísta. Podemos exibir o filme todo, mas temos que ater à cena em que a mãe hebréia deixa o filhono rio (3m10s a 7m45s), o momento em que Moisés descobre que é hebreu e foge do palácio (19m06s a 33m16s), cena em que ele retorna ao Egito e conversa com o irmão adotivo Ramsés (50m50s a 59m2s) e quando abre o mar Vermelho (1h22m18s a 1h31m26s). Após a exibição, explique as diferenças entre a religião dos egípcios e a dos hebreus. A principal delas é que os egípcios eram politeístas, e oshebreus, monoteístas. Pergunte aos alunos se sabem que são os hebreus e esclareça que hoje são chamados de judeus. Explique que o deus hebreu se manifesta por meio de fenômenos da natureza, não tem forma definida e não pode ser representado com imagens, diferentemente do que ocorre com os deuses egípcios. Mostre para a turma ilustrações desses deuses – representados como humanos, metade humano e metadeanimal, ou apenas como animais. Peça uma pesquisa sobre a organização social no Egito antigo que inclua a função religiosa da pirâmide. Ela será a base de um seminário.






















Tróia

A famosa Guerra de Tróia é o tema deste filme. Em 1193 a.C., o príncipe Paris de Tróia se envolve com Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta, e provoca a guerra, que duramais de uma década. Enquanto Príamo, rei de Tróia, tenta preservar a cidade e conta com a bravura de seu primogênito, Heitor, os gregos enviam o seu maior guerreiro, Aquiles – interpretado por Brad Pitt. “Assim, tem início um dos episódios mais célebres da mitologia grega, tema que pode ser muito bem trabalhado com o filme Tróia”.

Conclusão:

O objetivo desse filme tem como conhecer a...
tracking img