Fator de potencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTENDENDO O FATOR DE POTÊNCIA
Alexandre Saccol Martins, Guilherme Bonan e Gustavo Ceretta Flores Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A. Rua da Várzea 379 – CEP: 91040-600 – Porto Alegre – RS – Brasil Fone: (51)2131-2407 – Fax: (51)2131-2469 engenharia@cp.com.br www.cp.com.br

1. Introdução
Hoje em dia a preocupação com a Qualidade da Energia tem aumentado muito.Entende-se por Qualidade de Energia o grau no qual tanto a utilização quanto a distribuição de energia elétrica afetam o desempenho dos equipamentos elétricos. Qualquer variação na amplitude, forma de onda ou freqüência, em relação aos valores ideais da tensão senoidal, podem ser considerados como distúrbios na Qualidade da Energia. Em países como Estados Unidos e também na Europa já existem normasque visam melhorar a Qualidade da Energia estabelecendo limites para o consumo de Energia Reativa e também limitando a Distorção Harmônica que as cargas podem produzir na rede elétrica. Com isso, é possível obter uma série de benefícios, como por exemplo, a diminuição de perdas, redução no stress de transformadores devido ao aquecimento excessivo, redução da interferência nos sistemas de telefonia ecomunicação, entre outros. A seguir será apresentado um estudo sobre Fator de Potência, onde será possível entender o seu significado prático e também os benefícios da sua correção.

2. O que é Fator de Potência?
Antes de iniciar o estudo sobre Fator de Potência (FP), é necessário rever alguns conceitos fundamentais e muito importantes para a compreensão das causas e efeitos do FP. W Esta é aunidade que representa a energia que está sendo convertida em trabalho no equipamento. É chamada de Potência Ativa ou também de Potência Real. VAr Esta é a unidade que representa a energia que está sendo utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de alguns tipos de cargas como, por exemplo, motores, transformadores, cargas não-lineares, retificadoresindustriais etc. Também é resultado de cargas onde a corrente é “chaveada” através de transistores, diodos, tiristores, etc. É chamada de Potência Reativa. VA Esta é a unidade da Potência Aparente, que é obtida pela “soma vetorial” das Potências Ativa e Reativa.

“Entendendo o Fator de Potência” Alexandre Saccol Martins, Guilherme Bonan e Gustavo Ceretta Flores

Para melhor entender o realsignificado dessas três potências, podem ser feitas algumas analogias:

Figura 1 – Analogia da Cerveja

Como pode ser visto na Figura 1, a Potencia Ativa (W) representa a porção líquida do copo, ou seja, a parte que realmente será utilizada para matar a sede. Como na vida nem tudo é perfeito, junto com a cerveja vem uma parte de espuma, representada pela Potência Reativa (VAr). Essa espuma estáocupando lugar no copo, porém não é utilizada para matar a sede. O conteúdo total do copo representa a Potência Aparente. Tanto espuma quanto cerveja ocupam espaço no copo, da mesma forma que potência ativa e reativa ocupam a rede elétrica, diminuindo a real capacidade de transmissão de potência ativa da rede, em função de potência reativa ali presente. Com base nos conceitos básicos apresentadospode se dizer que o Fator de Potência é a grandeza que relaciona a Potência Ativa e a Potência Aparente, conforme é observado na Equação 1 abaixo:
FP = W VA

Equação 1 - Fator de Potência Simplificado

A analogia da cerveja pode ser utilizada para as seguintes conclusões iniciais: - Quanto menos espuma tiver no copo, haverá mais cerveja. Da mesma maneira, quanto menos Potência Reativa forconsumida, maior será o Fator de Potência. - Se um sistema não consome Potência Reativa, possui um Fator de Potência unitário, ou seja, toda a potência drenada da fonte (rede elétrica) é convertida em trabalho. Em um mundo ideal, relembrando a analogia da cerveja, VAr deve ser muito pequena (a espuma deve se aproximar de zero) com W e VA praticamente iguais, com menos espuma e mais cerveja. Desta...
tracking img