Atividades cap.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades
Revendo o capítulo
1 Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
R= A ação inteligente se distingue da ação instintiva pelo fato de que na açãointeligente há uma flexibilidade, pois de acordo com a situação e também de animal para animal as respostas variam. Como exemplo, podemos citar Sultão, um dos chimpanzés mais inteligentes no experimento dekohler, foi o único a realizar a proeza de encaixar um bambu em outro para alcançar o alimento mais alto. Portanto, a resposta instintiva é a de simples reflexo, não se comparando aos comportamentosdescritos, pois se tratam de atos de inteligência, de invenção.
2 Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
R= A diversidade cultural é um fato no sentido de que, permitida a infinitapossibilidade humana de simbolizar, as culturas são múltiplas. As formas de agir, de pensar, de valorar variam; as expressões artísticas e os modos de interpretação do mundo, tais como o mito, o sensocomum, a filosofia ou a ciência são diferentes. Por ser exercida como tarefa social, a ação cultural é coletiva, pela qual a palavra toma sentido pelo diálogo.
3 Como é possível, em uma dadacultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos.
R= Em uma cultura é possível conciliar tradição e ruptura, pois todas as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedaderesultam da maneira pela qual nela foram organizadas as relações entre os indivíduos; em todos os lugares ocorrem mudanças, algumas de maneira mais radical e outras quase sempre introduzidas de maneiragradativa. Como exemplo, temos a introdução do alfabeto fonético na Grécia Antiga, no Renascimento a democratização do saber pela invenção dos tipos móveis, engenho que deu início a era da imprensa.
4Informe-se sobre a história de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas-lobo e de Hellen Keller, explique por que essa história é inverossímil.
R= Todas essas...
tracking img