Caps suas atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTA

_________

Curso: Psicologia |
Disciplina: Estágio Básico III Data: 12/04/12 |
Semestre: 8º. Turma: Unica Turno: Matutino |
Aluno: Carolina MendesSantos Fagundes Roseli Anjos |
Professor: Andrea Machado |



AVALIAÇÃO AVI - (valor 10,0)

1. O que são os CAPS?
2. Qual oobjetivo dos CAPS?
3. Caracterize e explique quais são os tipos de CAPS.
4. Qual a estrutura física e de pessoal ideal para o funcionamento de um CAPS?
5. Todo o trabalho desenvolvido noCAPS deverá ser realizado em um “meio terapêutico”. Como isto acontece?

Respostas:
1. Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular suaintegração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

2. O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de suaárea de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares ecomunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

3. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente sociale cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo dereforma psiquiátrica.

Tipos de CAPS:
CAPS I e CAPS II: São CAPS para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.

CAPS III: SãoCAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.

CAPSi: CAPS para infância e...
tracking img