Atividades avaliativas fhtmss i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Avaliativas (RESPOSTAS)
Q.03, pág. 17 |


No sistema capitalista o trabalho é livre e trocado por dinheiro para produzir e valorizar o mesmo, e com separação do trabalho livre das condições objetivas de realização, nesse sistema o trabalhador vende 8 horas de seu dia para assim ter garantia de um salário para sua subsistência.
A mais-valia é um termo usado para designar, omecanismo da exploração capitalista que é a essência do lucro. A mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador (lucro). Existem dois tipos de mais-valia:
Absoluta: consiste em alongar ou aumentar a jornada diária de trabalho enquanto o salário fica constante, e assim faz com que a taxa de mais-valia cresça.
Ex.: De uma jornada de oito horas, quatrohoras correspondem a mais-valia e as outras quatro ao salário, ou seja, a taxa de exploração ou de mais valia será de 100%.
Relativa: consiste em especializar a mão-de-obra, qualificar através do uso de máquinas e assim acaba, aumentando o rendimento do trabalhador sem alongar a jornada diária, tendo assim maior produtividade.
Ex.: Se um pescador trabalhando oito horas por dia obtém dez peixes ecinco são suficientes para alimentá-lo (suponhamos para simplificar que somente necessite de alimentos para subsistir e não tenha família para sustentar), o trabalho necessário será igual a quatro horas e o trabalho excedente, a outras quatro. Isso acontecerá se ele for assalariado de alguém. Caso contrário, poderá parar de trabalhar depois de quatro horas, uma vez que já garantiu a suasubsistência e é independente. Suponhamos, no entanto, o caso mais comum, ou melhor, que ele seja um assalariado. Se seu patrão lhe entregar instrumentos de pesca mais eficazes poderá aumentar consideravelmente sua eficiência na pesca. A produtividade de seu trabalho crescerá, uma vez que em oito horas nas novas condições técnicas, poderá capturar, digamos vinte peixes em vez de dez. Como para subsistir elecontinua necessitando de cinco peixes, e essa quantidade agora pode ser obtida apenas em duas horas, o trabalho necessário diminuirá de quatro horas para duas, e o trabalho excedente aumentará de quatro horas para seis.
Q.02, Pág. 28 |

A primeira escola de Serviço Social foi a Escola de “Padre de La Medicina Social Chilena". Fundada em 1925, pelo médico Alejandro Del Rio.
No período em quenasceu a escola de serviço social chilena o país encontrava-se recém independente da dominação espanhola e passou a ser dominado pelo imperialismo inglês e assim na década de 20 as oligarquias conservadoras assumiram o controle político do país, sendo assim apoiado pela igreja católica e, portanto atendiam aos privilégios da elite criolla.
O crescimento de atividades urbanas remodelou asociedade, impulsionando o êxodo rural e assim originou proletariado, fazendo com que a camada de trabalhadores crescesse aceleradamente com um número significante, essa nova classe importante naquela sociedade possuía direitos, aos quais não “abririam mão”, então os mesmos por meio de sindicatos passam a reivindicar seus direitos, ocasionando conflitos com a burguesia e o nascimento de novos partidospolíticos. Diante de todos os acontecimentos era preciso que houvesse um profissional qualificado para manter e ou apaziguar relações entre burguesia e a prole, então nesse contexto nasce a primeira escola de serviço social da América latina.
Q.01, pág. 22 |

O processo de industrialização trouxe consigo a necessidade de extinção da escravidão; pois havia necessidade de trabalhadoresassalariados para assim poderem ter sua própria renda e o poder de compra, nesse contexto o trabalhador passa a trocar por dinheiro sua força de trabalho, inserindo-se assim no mecanismo de exploração capitalista a mais-valia, que é a essência do lucro.
Surgi então a prole composta pelos trabalhadores assalariados, que por sua vez possuem direitos que precisam ser garantidos nascendo assim conflitos...
tracking img