Atividades avaliativas fhtmss i

1824 palavras 8 páginas
Atividades Avaliativas (RESPOSTAS) Q.03, pág. 17 |

No sistema capitalista o trabalho é livre e trocado por dinheiro para produzir e valorizar o mesmo, e com separação do trabalho livre das condições objetivas de realização, nesse sistema o trabalhador vende 8 horas de seu dia para assim ter garantia de um salário para sua subsistência. A mais-valia é um termo usado para designar, o mecanismo da exploração capitalista que é a essência do lucro. A mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador (lucro). Existem dois tipos de mais-valia:
Absoluta: consiste em alongar ou aumentar a jornada diária de trabalho enquanto o salário fica constante, e assim faz com que a taxa de mais-valia cresça. Ex.: De uma jornada de oito horas, quatro horas correspondem a mais-valia e as outras quatro ao salário, ou seja, a taxa de exploração ou de mais valia será de 100%.
Relativa: consiste em especializar a mão-de-obra, qualificar através do uso de máquinas e assim acaba, aumentando o rendimento do trabalhador sem alongar a jornada diária, tendo assim maior produtividade.
Ex.: Se um pescador trabalhando oito horas por dia obtém dez peixes e cinco são suficientes para alimentá-lo (suponhamos para simplificar que somente necessite de alimentos para subsistir e não tenha família para sustentar), o trabalho necessário será igual a quatro horas e o trabalho excedente, a outras quatro. Isso acontecerá se ele for assalariado de alguém. Caso contrário, poderá parar de trabalhar depois de quatro horas, uma vez que já garantiu a sua subsistência e é independente. Suponhamos, no entanto, o caso mais comum, ou melhor, que ele seja um assalariado. Se seu patrão lhe entregar instrumentos de pesca mais eficazes poderá aumentar consideravelmente sua eficiência na pesca. A produtividade de seu trabalho crescerá, uma vez que em oito horas nas novas condições técnicas, poderá capturar, digamos vinte peixes em vez de dez. Como para subsistir

Relacionados