Atividade parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Herpes Genital
Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, comose esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele.
Existem dois tipos de HSV:
a) O tipo 1, responsável pelo herpes facial, manifesta-se principalmente na região da boca, nariz e olhos;
b) O tipo 2 que acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.
Período de incubação
Varia de dez a quinze dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, quepode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.
Herpes genital na gravidez pode provocar abortamento espontâneo, uma vez que existe a transmissão vertical do vírus. E mais: herpes congênito é uma doença extremamente grave e letal.

Complicações
Algumas complicações podem acontecer com o paciente com herpes genital. Dentre elas:
* Aumentodo risco de se contrair outras doenças sexualmente transmissíveis.
* Risco de infecção do bebê no caso de mulheres gestantes. A infecção no recém-nascido pode causar danos cerebrais, cegueira e até morte.
* Meningite, que pode acontecer se o vírus atingir as meninges (membranas que recobrem e protegem o cérebro).
* Problemas no fluxo urinário e também infecção urinária.
* Infecçãoretal, chamada de proctite.
Sintomas
* Feridas dolorosas (bolhas) nos genitais (por exemplo, no pênis de um homem ou na área ao redor da vagina de uma mulher), coxas e nádegas.
* Febre (normalmente só na primeira erupção das bolhas).
* Mal-estar geral, dor muscular.
* Corrimento vaginal
* Dor ao urinar
* Dificuldade para urinar
* Dor durante a relação sexual
*Coceira
* Sensibilidade, crescimento de caroços com pus na virilha.
Primeiramente, as feridas podem se apresentar como bolhas pequenas e claras, que rapidamente perdem sua cobertura fina causando pequenas feridas (3 a 6 mm), rosas ou vermelhas e rasas, sensíveis ao toque e normalmente aparecem em grupos de muitas bolhas ou apenas uma única bolha. Os sintomas da herpes são normalmente maisfortes durante a primeira erupção, embora algumas pessoas infectadas por herpes não apresentem sintomas.
Prevenção
O método de prevenção mais seguro para evitar qualquer doença sexualmente transmissível, incluindo herpes genital, é abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogâmico de longo prazo com um parceiro testado que sabe não estar infectado. Ulceração pode acontecer nas áreasgenitais de homens e mulheres não cobertas pelo preservativo de látex. Desta forma, o uso correto e consistente de preservativo de látex somente pode reduzir o risco de transmissão do herpes genital quando envolve toda a área infectada. Uma vez que o preservativo pode não cobrir toda área de infecção, até mesmo o seu uso correto e consistente não garante proteção contra herpes genital. Pessoas comherpes genital não devem ter relações sexuais com parceiros não infectados quando as lesões e outros sintomas estiverem presentes. É importante saber que mesmo que a pessoa não apresente sintomas ela ainda assim pode infectar seu parceiro sexual, desta forma ele deve ser alertado do risco. O parceiro sexual de uma pessoa com herpes genital pode procurar fazer teste de sangue para determinar sefoi infectado.
Tratamento
Infelizmente, hoje em dia ainda não é possível eliminar o vírus da herpes, e curar a doença por completo apenas com remédios, entretanto é possível limitar o seu desenvolvimento e agir sobre os sintomas desde a primo-infecção ou durante as erupções. Para tratar a herpes genital são utilizados remédios antivirais que agem especificamente sobre o vírus tratando-o ou...
tracking img