Atividade interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

LEANDRO DE OLIVEIRA DA SILVA

atividade proposta

Esplanada
2011

leandro de oliveira da silva

atividade proposta

Trabalho apresentado ao Curso (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Atividade Interdiciplinares].Prof.

Esplanada

2011

1) Projetos de Sistemas

Diagrama de Atividades

Utilizado para descrever a seqüência de atividades, utilizando comportamento condicional e paralelo. È composto por:

Início: Representado por um círculo preenchido.

Estado de Atividade ou Atividade: Representado por um retângulo com bordas arredondadas. Atividade é um estado de estarfazendo algo.

Desvio (Branch): Representado por um losango.

Intercalação (Merge): Também representado por um losango, é utilizada para marcar o final de um comportamento condicional iniciado por um desvio, ou seja, tem múltiplas entradas e uma única saída.

Separação (Fork): Representado por um traço horizontal, quando temos comportamento paralelo, ou seja, temos uma entrada e váriastransições de saída que são executadas em paralelo.

Junção (Joins): Representado por um traço horizontal, utilizamos para completar a separação, ou seja, quando temos um processamento paralelo, precisamos sincronizar. Veja o exemplo abaixo: [pic]

Diagrama de Seqüência

O diagrama de seqüência é uma ferramenta que deve ser utilizada sempre em função dos casos de uso. Um diagrama de seqüência capturao comportamento de um único caso de uso, ou seja, mostra a interação entre os objetos ao longo do tempo, apresentando os objetos que participam da interação e a seqüência das mensagens trocadas.

O diagrama de sequência é mais simples de usar quando se deseja mostrar apenas as sequências de interações

O diagrama é composto por:

Objeto: É uma caixa na parte superior de uma linha tracejadaverticalmente. A linha vertical é chamada de linha da vida do objeto, e representa a vida do objeto durante a interação.

Mensagem: É representada por uma flecha entre as linhas de vida de dois objetos. Cada mensagem deve ter um nome, é comum incluir os argumentos e algumas informações de controle.

Veja o exemplo abaixo:

[pic]

2) Sistemas Operacionais

Monoprogamáveis -

- Ossistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.

Os primeiros sistemas operacionais eram voltados para a execução de um único programa. Desta forma qualquer outra aplicação deveria aguardar o termino do programa seguinte. Os sistemas operacionais estão relacionada com a criação dosprimeiros computadores na década de 1960. Se caracterizam pela execução de uma única tarefa (processo) por vez, sendo que todos os recursos (processador, memória e periféricos) ficam exclusivamente a ela dedicados. Nesses sistemas, enquanto o programa aguarda a ocorrência de um evento qualquer, o processador ficará ocioso ("idle"); a memória ficará subutilizada, caso o programa não a ocupetotalmente e os periféricos também ficarão ociosos se não utilizados.

Nestes Sistemas, enquanto uma tarefa aguarda a ocorrência de um evento externo a UCP, esta pode atender outra tarefa qualquer, que esteja em condições de ser executada. O sistema operacional se encarrega de gerenciar o acesso concorrente das diversas tarefas aos diversos recursos, de forma ordenada e protegida.

Como exemplo, deum sistema Monoprogramável, você pode citar o MS-DOS 6.22.

Multiprogramáveis / Multitarefa –

- As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os...
tracking img