Atividade integradora biologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC- EAD

MÁRCIO CÉSAR DOS REIS MACIEL

ATIVIDADE INTEGRADORA
BIOLOGIA GERAL

SALVADOR
2011
MÁRCIO CÉSAR DOS REIS MACIEL

ATIVIDADE INTEGRADORA

Atividade que consiste na produção de um glossário temático e ilustrado com as definições dos termos usualmente utilizados em Biologia Geral com o auxílio da Tutora Sabrina Parente para ser avaliada pelamesma objetivando obtenção de nota da atividade integradora da disciplina de Biologia Geral do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas circuito 12.

SALVADOR
2011
Atmosfera Primitiva

Primeira camada gasosa que envolveu a Terra. Admite-se que a atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação.Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um caráter redutor ou neutro.
Entre os quatro e os 4,5 milhares de milhões de anos, os primeiros vulcões teriam atravessado a crosta terrestre e libertado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogênio, e ainda, empequena quantidade, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e azoto (N2).
Big Bang
Esta teoria de formação do Universo foi proposta por Alexander Friedmann e Georges Lemaître nos anos 20, mas uma moderna versão foi desenvolvida nos anos 40 por George Gamow e os seus seguidores.
Teoria que propõe explicar tanto a origem quanto a evolução do universo se referindo a um início que teriaocorrido há dez mil milhões de anos. Segundo esta teoria o universo se expandiu formando muitos tipos de partículas como o hidrogênio, o hélio e o lítio. Uma violenta explosão provocada por um átomo primitivo ou ovo cósmico provocou a formação de protogaláxias que posteriormente formaram-se as galáxias e conseqüentemente as estrelas e finalmente os corpos celestes.

Coacervado
Os cientistasAleksander Oparin e Jonh burdon Haldane em trabalhos independentes propuseram no ano de 1920 hipóteses que retratavam sobre a origem da vida na terra. Mesmo apresentando diferenças nas hipóteses dos cientistas ambos propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos denominado de coacervados. O coacervado éum modelo de uma das etapas que conduziram à formação da célula.
Biomoléculas
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto) (Nitrogênio). Ou seja, são as proteínas, Glicidios,lipídios, ADN etc.O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações.Em percentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 05 %Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes.
Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de umacélula. As Macromoléculas: são biomoléculas de alto peso molecular,muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas.
São sempre formadas a partir de "unidades fundamentais", moléculas menores e muito mais simples que funcionam como matéria prima para a construção das macromoléculas;

Aminoácidos
Segundo Krukemberghe Fonseca Graduado em Biologia redator do siteBrasil Escola. Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Sua estrutura é formada por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos. Classificam-se seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais, classificação mais geral; ou pela...
tracking img