Atividade fisica e tabagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇĀO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos estudos clínicos, epidemológios e laboratorias, demonstram que o consumo do tabaco é um fator agravante em doenças incapacitantes e mortais, como esquemia cardíaca, câncer de pulmão, bronquite crônica, efisema pulmonar, entre outras. Porém é dificil demonstrar a relação causa/efeito, já que os efeitos nocivos só começam aaparecer ao longo da vida (OMS).
A atividade física pode ser grande aliada ao combate ao tabagismo. Os exerícios podem ajudar o ex-fumante a diminuir o risco de doenças crônicas, combater o ganho de peso devido a ansiedade, combate ao estresse, auxilar no combate dos sintomas da abstenção, manter o bem estar psíquico (OGA, 1996).

TABAGISMO

O tabagismo é uma doença crônica que surge devido àdependência da nicotina. Diversas pesquisas científicas constataram que existem 56 diferentes doenças relacionadas ao consumo de cigarro, reforçando o fato de o tabagismo ser considerado pela OMS, um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo (ROSEMBERG, 2004).
No cigarro encontramos mais de 4.000 substâncias químicas, destas 43 são carcinogênicas (que provocam câncer), e alteram o núcleo dacélula (BRASIL, 2003). Essas substâncias agem no organismo através do contato com o tecido, ou são distribuídas através do sangue.
O tabaco aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doenças como hipertenção arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema pulmonar, impotênxia sexual e vários tipos de câncer, entre eles câncer de pulmão, boca, laringe, faringe,esôfago, estômago, fígado, pancreas, bexiga, rim e colo do útero (MORAES, 2006).
Quando o fumante dá uma tragada, a nicotima é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro em apenas 9 segundos. Elevação leve de humor e diminuição do apetite, aceleração cardíaca, aumento na pressão arterial e na frequência respiratória, são alguns dos efeitos causados pela nicotina (NEIMAN, 1999).
A nicotina é umestimulante, e é ela que proporciona o sabor ao cigarro e torna o indivíduo dependente. Essa substância tem alto poder de modificar a biologia e fisiologia do cérebro, sendo fortemente indutora de dependência (BRASIL, 2003).
Por isso, depois de inalar a nicotina, a substância vai se acumulando em cada célula do organismo, com isso, a medida que o tempo passa, as células se acostumam e pedem mais aocorpo.
Estudos demosntram que a nicotina é uma das substâncias que causam mais dependência química, juntamente com a heroína e a cafeína.
O monóxido de carbono, presente na fumaça do cigarro, e que é o mesmo gás que sai pelo escapamento de um carro, entra rapidamente na corrente sanguínea, combinando-se com a hemoglobina no eritrócito. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigêniopara os músculos e células do organismo, quando há presença de monóxido de carbono, produz-se uma substância chamada Carboxihemoglobina, a qual impede o transporte de oxigênio para os músculos durante o exercício físico, fazendo com que todos os esforços pareçam mais difíceis que o normal (OGA, 1996).
O alcatrão, também encontrado no cigarro, irrita os orgãos respiratórios, favorecendo aocorrência de doenças como o bronquite e enfisema pulmonar, pois destrói os alvéolos que os pulmões tem para capturar o oxigênio do ar (CAVALCANTI, 2002).
O cigarro contém cianeto de hidrogênio. Essa substância paralisa as vilosidades que envolvem os pulmões e que servem de proteção dos mesmos. Por este motivo é que os venenos entram com tanta facilidade, e o organismo num mecanismo de defesa, obriga-se atossir.
O consumo do cigarro também é um fator de risco para a osteoporose, provavelmente pelos efeitos tóxicos sobre os osteoblastos, prejudicando a absorção do cálcio. A alteração do metabolismo de cálcio contribui para aceleração de perda óssea e favorece o desenvolvimento de osteoporose senil (MORAES, 2006).
O fumo pode conter ainda resíduos químicos da agricultura, como inseticidas,...
tracking img