A ead e seu historico no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
DISCENTES: BÁRBARA RIBEIRO, DANIELLLA KELLY E ISABELA RIBEIRO
(TURMA: 7º PERÍODO – NOITE)

A EAD E SEU HISTORICO EDUCACIONAL NO BRASIL



RECIFE
2012

A EAD E SEU HISTÓRICO EDUCACIONAL NO BRASIL

Daniella Kelly Barbosa de Lima
Bárbara Ribeiro
Isabela Ribeiro Villares Nascimento

RESUMO
Este artigo relatao percurso corrido pela EAD no sistema educacional brasileiro. A EAD está presente desde muito tempo, mas não era reconhecida como uma modalidade de ensino e, portanto não era vista pelos órgãos governamentais com grande importância, no começo era apenas uma suplência, mas depois de 1996 ganhou o seu devido espaço. E a cada período, com as NTCIS, ela se consolidada, pois é através dessas novastecnologias que a educação a distância pode se difundir cada vez mais .

PALAVRAS-CHAVE: EAD. Ensino. Sociedade.

INTRODUÇÃO

A educação a distancia no Brasil sempre esteve associada às novas tecnologias da comunicação. No Brasil iniciou-se com a correspondência para o envio de materiais impressos. O rádio auxiliou o ensino a distância, que transmitia informações de grande importânciapara a conscientização do povo. A televisão, com os programas educativos, emitia conteúdos relacionados a modalidade e fez com que a comunicação se ampliasse com os recursos audiovisuais e atualmente a internet é o meio mais utilizado pela EAD.
Com a evolução da tecnologia a educação a distancia também evoluiu e hoje em dia ganha mais adeptos em virtude de sua flexibilidade para o sujeito ativo nomercado de trabalho. Como modalidade só foi institucionalizada na LDB nº 9.394/96, por motivos de demanda a esse tipo de ensino, por isso, sua qualidade e valorização é tão pensada e primada quanto à qualidade dos cursos presenciais.

Gerações da EAD

Ao falar em Educação a Distância, corriqueiramente, vem-nos a mente a internet. É claro que atualmente uma está atrelada a outra. Contudo, nãofoi sempre assim, pois se o fosse deixaríamos de pensar que, inclusive, a educação a distancia possui um trajeto evolutivo e que neste trajeto está sua história, as diversas tecnologias usadas em benefício da educação, sua função social e os benefícios que garante a atualidade.
A diferença existente entre a EAD de hoje e a de uns tempos atrás são os aparatos tecnológicos utilizados. Cada época émarcada por um meio de comunicação diferente. Pesquisas apontam que há uma divisão, chamada de geração, na EAD. As gerações vão de 1880 até os dias de hoje.
A primeira geração teve seu início em 1880 e utilizava-se da tecnologia de impressão dos materiais, que eram enviados pelos correios, para garantir o estudo por correspondência. O objetivo era instruir pessoas interessadas em estudar emcasa. A EAD representou para as pessoas que não tinham acesso a educação, principalmente as mulheres, uma oportunidade de estudar. Desta forma, “o grande compromisso político visado por alguns educadores era a utilização da tecnologia do sistema postal para proporcionar oportunidades de aprendizado as pessoas que não tinham acesso ao ensino sistematizado”. (MENDES; LIMA; BENARROSH; BUENO; ZUIN;MACIEL, sem data).
O rádio e a televisão, que no século XX representaram grandes inventos tecnológicos, são propulsores da segunda geração. Essas tecnologias impressionaram e estimularam os professores, que viam nelas novas possibilidades de ensino a distancia. Neste momento, o grau de otimismo nas tecnologias impressas e audiovisuais se elevava. Em 1923, foi criada a primeira rádio escola, que nãocorrespondeu as expectativas. Em 1934, a televisão educativa dava seus primeiros passos: transmitia aulas por emissoras comerciais, e/ou respondia as dúvidas enviadas por telefone ou correspondência. Com a evolução, em 1954 os programas educativos veiculados por TV a cabo, os famosos telecursos, são transmitidos por meio de uma antena especial (MENDES; LIMA; BENARROSH; BUENO; ZUIN; MACIEL, sem...
tracking img