Atividade estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrícia de Lima Aguiar






ATIVIDADE ESTRUTURADA DA DISCIPLINA
DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DA
PROFESSORA MÔNICA PEREIRA ROSA.
2º RH B NOTURNO







ESTÁCIO UNIRADIAL- JABAQUARA
SÃO PAULO-2010


SUMÁRIO

O SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOSHUMANOS................................................................................................3
PLANEJAMENTO DE RECURSOS
HUMANOS................................................................................................5
SIMULADO DE PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO......................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS ............................................................10










O SUBSISTEMA DE PROVISÃO DERECURSOS HUMANOS
Na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O canário político, econômico e social se alterou muito desde que o processo de globalização teve inicio e as tecnologias se difundiram.
A nova configuração mundial fez que as empresas precisassem alterar seu posicionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes erampraticamente ignorados. Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas ultimas décadas. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva é por meio de recursos humanosde que a empresa dispõe. Agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore seu desempenho diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.
O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem odiferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas sendo que a ausência de critérios e instrumentos a seleção pode acarretar problemas serio as ocasionando perdas e afastamento de clientes.
Uma ferramenta essencial para a empresa moderna é a Administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas quefazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. Nessa relação a empresa representa a forma que as pessoas tem de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta e indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforços, ou seja, a empresa colabora com a realização do individuo enquanto o individuo colabora para o desenvolvimento daempresa.
Diversas organizações não dedicam a atenção necessária ao processo de recrutamento e seleção de pessoal e acabam por passar por problemas significantes quando necessitam de mão-de-obra especializada ou na alocação de talentos.Muitas organizações cometem um erro comum: o que pensar que os recursos humanos são abundantes, podendo ser facilmente atraídos à empresa ou facilmente repostossempre que necessário.
O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organização de recursos humanos necessários que sua postura frente ao mercado seja estratégica e competitiva possível. Não basta à empresa se contentar com os recursos aparentemente disponíveis. É preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam ás suas necessidades e que colaborem na realização de seusobjetivos.
A seleção, por sua vez, como define Chiavenato, refere-se a escolha do homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos.
Existem 3 meios de recrutamento:
Recrutamento Interno: que acontece dentro da própria empresa, aonde os empregados aptos serão remanejados.
Recrutamento Externo: São os funcionários que virão de...
tracking img