Atividade do pintor industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Pintor Industrial
A pintura industrial, por ser uma das mais usadas e aprovadas técnicas de proteção anticorrosiva, necessita de criterioso estudo para escolha do esquema de pintura mais adequado para as instalações ou equipamentos a serem protegidos. Para isso, faz-se necessário que o profissional encarregado dessa escolha tenha bastante experiência de campo para indicação correta do esquemaa ser aplicado

2. Área que escolheu (ramo de atividade da empresa)
• Mekal Tintas
O requisito básico para que um revestimento seja aplicado com sucesso é a correta preparação da superfície. Deve-se remover a carepa de laminação, respingos de solda, ferrugens, graxas, sujeiras, óleos e outros contaminantes.
Normas de Limpeza por Meio Químico:
1. Limpeza com Solventes
É o procedimentodestinado à remoção de óleos, graxas, terra ou outros contaminantes das superfícies de aço mediante o emprego de solventes, emulsões, compostos para limpeza, vapor ou outros materiais de ação solvente.
Para isso, deve-se friccionar a superfície utilizando panos ou escovas molhadas com o solvente.
A limpeza final deve ser feita com panos limpos. Ao invés da aplicação com panos, pode-se optar também umdesengorduramento por imersão completa em um tanque. Este tipo de limpeza, porém, é mais adequado à remoção de graxas e óleos.

2. Lavagem com Soluções Alcalinas

Antigamente, usavam-se soluções alcalinas de hidróxido de sódio em concentração de 5 a 10% para limpeza de graxas e óleos. Acreditava-se, então, que a limpeza se dava por saponificação das gorduras. Hoje sabemos que a limpeza ocorrepor emulsificação das graxas e óleos e, não, por saponificação (reação muito lenta). Além disso, os óleos minerais usados atualmente são insaponificáveis. Por isso, atualmente utilizam-se soluções alcalinas de baixa concentração de NaOH, à base de fosfatos ou silicatos, combinados com tensoativos especiais com pH de 12 a 14.Uma forma de melhorar a ação desengraxante destes banhos é o aumento datemperatura.

3. Sequencia de banhos
A preparação de superfícies por banhos de limpeza é adequada para indústrias que fabricam produtos em série,como fabricantes de máquinas, implementos agrícolas, eletrodomésticos e veículos automotores. Após a passagem por um desengraxante alcalino ou por uma decapagem, a peça deverá sofrer uma neutralização que pode ser um banho de água pura ou com a presençade um neutralizante. Além destes, há os banhos de tratamento, com os fosfatizantes e os cromatizantes, cujo objetivo é depositar sobre a peça camadas protetoras de produtos inorgânicos, que irão prolongar a vida útil da pintura. Além de variar a seqüência e o número de banhos, há também variáveis no próprio banho.
Tratamento de Superfície para diversos substratos
1. Aço Carbono
Desengraxe: suafunção é a remoção de óleo, graxa ou qualquer outro contaminante que permaneça sobre a superfície, através da limpeza com panos ou estopas embebidos no solvente 125.2.002. Se o uso de solventes não limpar satisfatoriamente, pode-se usar vapor, como exemplo percloroetileno ou detergentes.
Peça com Ferramentas Manuais: a remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintasenvelhecidas, podem ser feita através do emprego de escovas de aço, lixamento e raspagem, entre outras ferramentas manuais.

3. Descrição das Funções
Pintor Industrial é o profissional que atua com pinturas em geral em indústria, geralmente são especializados nos assuntos relacionados abaixo:

- Corrosão;
- Conceituação de Pintura e Esquema;
- Constituintes de uma Tinta;
- PropriedadesFundamentais da Película;
- Mecanismo de Formação da Película;
- Principais Mecanismos de Proteção;
- Principais Veículos;
- Principais Pigmentos;
- Solventes e Diluentes;
- Principais Tintas;
- Preparação da Superfície para Pintura;
- Principais Métodos de Aplicação;
- Aplicação de Esquemas de Pintura;
- Esquemas de Pintura;
- Retoques em Esquemas de Pintura;
- Inspeção de Recebimento de...
tracking img