Atividade de metodologia da pesquisa em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - No espaço apropriado coloque um “V” se a alternativa for verdadeira e um “F” se for falsa. (4,0) As alternativas falsas devem ser justificadas porque são incorretas. (1,0)
1.1 ( V ) A estrutura textual de um trabalho acadêmico, tem obrigatoriamente 3 elementos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e ou Considerações finais.

1.2 ( F ) Por referências pode-se entender o conjuntopadronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permitem a identificação do material bibliográfico consultado. Devem ser apresentadas ao final dos elementos textuais, numa lista disposta em ordem alfabética de sobrenome de autoria ou nome de Instituições.
Justificativa: A afirmativa é falsa porque as referências não fazem parte dos elementos textuais e sim dos elementospós-textuais. Casualmente como são o primeiro item dos elementos pós-textuais, seguem após os elementos textuais.
OBS.: Esta questão será desconsiderada (anulada) pois dada sua formulação gerou dupla interpretação.

1.3 ( V ) Independentemente do tipo de referência, todas devem sempre iniciar pela autoria, ou seja, pelo sobrenome do autor (se pessoa física); nome da entidade (para pessoa jurídica); nomedo país, estado ou município (para legislações) em letra maiúscula.

1.4 ( V ) Para referências de Resoluções da área contábil bem como para as Normas Brasileiras de Contabilidade, se citadas no texto, deve-se iniciar a referência com o nome do respectivo órgão emissor em letra maiúscula por extenso CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE.

1.5 ( V ) Obras sem autoria devem ser evitadas,entretanto se indispensáveis, em virtude da importância para o tema do trabalho, a indicação deve iniciar pelo próprio título do material consultado. Neste caso, a primeira palavra do título deve obrigatoriamente ser destacada com letra maiúscula.

1.6 ( V ) Para referências consultadas na internet, além de todas as informações que são necessárias para material impresso, deve-se informar o local,endereço eletrônico, onde o material consultado está disponível, (antecedida da expressão: Disponível em:) bem como evidenciar o dia, o mês e o ano que foi realizada a pesquisa no sítio, (antecedida pela expressão: Acesso em:).

1.7 ( V ) Segundo as atuais normas de apresentação de trabalhos acadêmicos a identificação das ilustrações, como gráfico, quadros, entre outros deve ser colocada acima dasmesmas com seu respectivo número antecedido da palavra que a designa.
OBS. 1: Esta afirmativa é verdadeira, pois a NBR 14724 que especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos foi alterada em abril de 2011, modificando a identificação das ilustrações, no qual sua identificação (título) deve aparecer na parte superior e não mais abaixo das mesmas.
OBS. 2: Como omaterial de consulta não estava atualizado a presente questão será desconsiderada (anulada).

1.8 ( F ) O alinhamento dos títulos com indicativo numérico, independentemente de serem de seções primárias, secundárias e subseqüentes deve ser feito à margem esquerda respeitando o recuo de parágrafo; e o alinhamento dos títulos sem indicativo numérico deve ser centralizado.
Justificativa: A afirmativa éfalsa porque o alinhamento dos títulos com indicativo numérico deve ser feito a margem esquerda sem recuo de parágrafo.

1.9 ( V ) A numeração das seções deve ser feita seqüencialmente, podendo-se dividir um texto em quantas seções forem necessárias para melhor organizar os conteúdos discutidos. Entretanto deve-se evitar subdividir demasiadamente, não ultrapassando o máximo de cincoalgarismos, ou seja, seções quinarias.

1.10 ( F ) A numeração de um trabalho acadêmico deve iniciar na primeira folha dos elementos textuais (INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos ou romanos, sendo o número apresentado à direita, a dois centímetros da borda superior em fonte 12. Para efeitos de paginação somente a capa não é considerada. As páginas dos elementos pré-textuais são consideradas na...
tracking img