Atividade de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE
1. A carga elétrica é quantizada e o menor valor absoluto possível de ser observado no estado livre é e =1,6×10−19C. Porém, em 1964, Gell-Mann propôs que existem partículas elementares, às quais denominou quarks, cujos valores de carga elétrica são frações de e. Os quarks não existem no estado livre, mas podem combinar-se para formar partículas elementares observadas nesse estado.Considere a tabela periódica dos quarks, reproduzida abaixo, cuja leitura deve ser feita de acordo com a nomenclatura indicada no quadrado à esquerda da tabela.

A combinação de quarks que resulta em uma partícula elementar eletricamente carregada é:

a) uds
b) dds
c) udd
d) ddc
2. O princípio de quantização de cargas estabelece que a quantidade de carga elétrica em um corpo é sempre ummúltiplo inteiro do valor da carga elementar, ou seja:
q = n e
Em que q é a carga total, n é um número inteiro e e é o valor da carga elementar, que corresponde ao módulo da carga do elétron. Contudo, de acordo com a teoria dos quarks, proposta por Gellmann e colaboradores, em 1964, a carga dos quarks é uma fração da carga elementar, o que não viola o princípio da quantização porque os quarksnão existem isoladamente, ou seja, eles sempre compõem uma carga igual à elementar. A tabela apresenta os seis quarks conhecidos, com suas respectivas cargas.

Segundo a teoria, a carga do próton e a do nêutron são dadas pela soma de três quarks apenas dos tipos u e d. A partir dessas informações, as cargas do próton e do nêutron são melhor representadas pelas seqüências
a) Próton: uuu. Nêutron:ddd.
b) Próton: uud. Nêutron: udd.
c) Próton: udd. Nêutron: uud.
d) Próton: ddd. Nêutron: uud.
e) Próton: uud. Nêutron: uuu.
3. A Figura mostra duas partículas positivamente carregadas situadas em pontos fixos do eixo x. As cargas q1 = 1,60 x 10-19 C e q2 = 3,20 x 10-19 C, e a distância entre as cargas é R = 0,0200 m. Determine o módulo e a orientação da força eletrostática F12 exercidapela partícula 2 sobre a partícula 1.
q1 q2
x
4. Qual deve ser a distância entre a carga pontual q1=26,0 μC e a carga pontual q2=-47,0 μC para que a força eletrostática entre as duas cargas tenha um módulo de 5,70 N?
5. Uma partícula com carga de + 3,00 × 10-6 C está a 12,0 cm de distância de uma segunda partícula com uma carga de - 1,50 × 10-6 C. Calcule o módulo da forçaeletrostática entre as partículas.
6. Da carga Q de uma pequena esfera contém inicialmente, uma parte que é transferida para uma segunda esfera situada nas proximidades. As duas esferas podem ser consideradas como cargas pontuais. Para que o valor de q/Q a força eletrostática entre as duas esferas é máxima?
7. Duas esferas condutoras iguais, mantidas fixas, se atraem mutuamente com uma forçaeletrostática de 0,108 N quando a distância entre os centros é 50,0 cm. As esferas são ligadas por um fio condutor de diâmetro desprezível. Quando o fio é removido, as esferas se repelem com uma força de 0,0360 N. Supondo que a carga total das esferas era inicialmente positiva, determine: a) a carga negativa inicial de uma das esferas; b) a carga positiva inicial da outra esfera.
8. Dois prótons, numamolécula, estão separados por uma distância de 33,8 × 10-10m. Achar a força eletrostática exercida por um próton sobre o outro.
9. Uma carga de 1,3 μC está situada no eixo dos x = -0,5 m, uma outra carga, de 3,2 μC, se situa no eixo dos x, em x = 1,5 m; e uma terceira carga, de 2,5 μC, está na origem. Achar a força liquida sobre a carga de 2,5 μC. Todas as cargas são positivas.
10. Numanuvem de tempestade, a carga elétrica no topo da nuvem pode ser +40C, e a nuvem na base cerca de -40C. Essas cargas podem estar separadas por cerca de 2 Km. Qual a força elétrica entre os dois conjuntos de cargas?
11. Uma carga de 67 μC está localizada a 5,0 m de outra carga de - 8,4 μC. Achar a força eletrostática de uma carga sobre a outra.

ATIVIDADE
1. Qual é o módulo de uma carga...
tracking img