Atividade de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Luciana dos Reis Leite Primo

Salvador
2012

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Lucianados Reis Leite Primo



Atividade I apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Filosofia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Prof. AlexnaldoRodrigues e do Tutor Leonardo Suzart.

Salvador
2012

1. Ainda que a filosofia abarque sentidos amplos e por vezes contraditórios, esses nos remetemà filosofia como forma de saber. Explique, a partir do texto O que é Filosofia e Para que Serve de Maura Iglésias, em sentido a filosofia é um saber diferente de outros saberes como “saber nadar”,“saber cultivar”, etc. (Valor 2,0).

A Filosofia é composta por vários sentidos que se contradizem. Um sentido de Filosofia, onde esta é um saber que não é um “saber nadar” ou “saber plantar”. Mesmoestes sendo fundamentais. Embora a Filosofia tenha mesmo em seu sentido amplo uma ligação com este saber que é tido como mais relativo e importante a coisas fundamentais. Para a autora (2005) “Filosofia éum saber pelo saber... Não sendo, pois, dirigida a nenhuma solução de ordem prática, ela é, num certo sentido, o mais inútil de todos os saberes”.
Então entende-se que a Filosofia é um saberdiferente dos outros saberes por ser um saber sem um sentido fixo, objetivo e está se modificando sempre, pois o filósofo está em uma constante busca por saberes. Como diz Iglésias (2005): “a Filosofia é“saber de todas as coisas” e é saber crítico. Nem ela própria pode escapar ao seu questionamento e a sua crítica”.

2. Quais as principais características apontadas por Aristóteles e citadas pelaautora Maura Iglésias em seu texto? (Valor 2,0).

Algumas das características apontadas por Aristóteles sobre o saber Filosófico diz que: é um saber “de todas as coisas”, um saber universal; num...
tracking img