Atividade colaborativa aula tema 07

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

1. DA ESCOLA DOS DIFERENTES À ESCOLA DAS DIFERENÇAS 3
1.1 Importância das crianças surdas terem acesso a libras 3
1.2 Itens favoráveis ao ensino de libras na educação infantil 4
2. CONVERSAÇÃO BÁSICA EM LIBRAS: PESSOAS, FAMÍLIA E CORPO HUMANO 5
3. REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA NA ESCOLA 6
3.1Contrastes entre a Língua Brasileira de Sinais e aLíngua Portuguesa 6
4. CONVERSAÇÃO BÁSICA EM LIBRAS 6
5. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): O PROFESSOR DE ESTUDANTES COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR E O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 7
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

1. DA ESCOLA DOS DIFERENTES À ESCOLA DAS DIFERENÇAS
1.1 Importância das crianças surdas terem acesso a libras
A fase de 0 a 5 anos é decisiva para a formaçãopsíquica ao ser humano. A aprendizagem da LIBRAS possibilita a criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus sentimentos, desejo e necessidades, desde a mais tenra idade. Possibilita a estruturação do pensamento e da cognição e fluente interação social. Consequentemente, ativa o desenvolvimento da linguagem.
As crianças surdas precisam ser postas em contato primeiro com pessoasfluentes na língua de sinais, sejam seus pais, professores. Assim que a comunicação por sinais for apreendida, e ela pode ser fluente aos 3 anos de idade, tudo então pode decorrer:
* Livre intercurso de pensamento;
* Livre fluxo de informação;
* Aprendizado da leitura e escrita e talvez da fala.
Não há indícios de que o uso de uma língua de sinais iniba a aquisição da fala. De fatoocorra, provavelmente ocorra o inverso. (SACKS 1998, pg44).
Na fase infantil, por volta de 4 anos as crianças já apresentam condições de mãos bem mais complexas, ou seja, as crianças exploram os movimentos dos sinais de forma estruturada. As crianças ainda não consegue conservar os pontos no espaço quando contam suas estórias, aos pouco se torna mais claro o uso da direção dos olhos paraconcordância com os argumentos.
Garantir o acesso à língua de sinais é garantir a aquisição da linguagem e a aquisição de valores e culturas e padrões sociais que perpassam através do uso da língua. A criança surda precisa ter acesso a LIBRAS e interagir com pessoas que usam tal língua para constituir sua linguagem e sua identidade emocional e social.
As crianças com acesso a língua de sinais desde cedo,desfrutam da possibilidade e adentrar o mundo da linguagem com todas as mudanças.
Nesta fase da infância a criança faz a aquisição da linguagem, experimentando suas possibilidades até estruturar seu pensamento, ou seja, suas regras de comunicação. É neste período que ele deve conhecer seus parâmetros e sua gramática.
Quanto mais cedo a criança aprender libras, mais cedo ela vai aprender a ler, senão estiver a contextualização demora mais para aprender. Quando não tiver Libras irá ocorrer com processo só visual e irá demorar a processar a informação. Na escola regular ela vai precisar de um interprete.

1.2 Itens favoráveis ao ensino de libras na educação infantil

O surdo tem direito de adquirir sua língua materna, a língua de sinais, mesmo que não seja a língua de seu país. Todosurdo tem direito de ser alfabetizado na sua língua. Todo surdo tem direito de aprender uma ou mais línguas. Direito de ser compreendia pelos pais, estes devem dar aos filhos a possibilidade de compreensão.
Os pais de crianças surdas tem o direito de aprender e usar a língua de sinais, para que possa comunicar-se com ele na vida diária e no período de interação pais e ilhós e necessária para acriança.
Interação linguística que possibilita um ambiente de interação.
Importante e essencial uma interação serena, funcional e proveitosa entre professor e aluno com surdez.
Toda criança com surdez em sua impossibilidade de comunicar, a falta da linguagem fez com que se isolasse.
Favorece o desenvolvimento cognitivo.
Contextualização ensina o sinal e quando se usa os sinais.
Esperamos que...
tracking img