Atividade cap 1 sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DO SUS
ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO 02
Aluna Salete Latchuk Martins
HISTORICO DO SISTEMA DE SAÚDE, PROTEÇÃO SOCIAL E DIREITO
A SAÚDE
Avanços do SUS e possíveisfatores que tenha concorrido para isso.
UNIVERSALIDADE
O fim da separação que havia no sistema público de saúde entre os incluídos e não incluído economicamente com a implantação do principio dauniversalidade. Rompeu com a trajetória brasileira que vinculava o direito à saúde e sociais à inserção no mercado de trabalho.
DESCENTRALIZAÇÃO
Elevação da capacidade da gestão descentralizada.
Comoatribuição federal predomina a normalização e o planejamento, ficando a execução dos serviços como atribuição dos estados e, sobretudo dos municípios. A necessidade de garantir a integralidade daatenção à saúde faz com que o gestor municipal tenha que exercer as responsabilidades inerentes ao seu cargo e ao mesmo tempo honrar os compromissos assumidos com outros gestores municipais e o gestorestadual. A posição de que cada município por si seja capaz de resolver os seus problemas não dispensaria a participação da Secretaria Estadual da Saúde. Esta esfera de governo deve considerar oenfrentamento de pelo menos três questões gerais: as acentuadas desigualdades existentes no interior de cada estado; as especificidades dos problemas e dos desafios na área da saúde e o federalismo brasileiro.Sabemos, contudo, que os municípios apresentam diferentes condições políticas, sociais, econômicas, organizacionais e gerenciais, o que lhes possibilita diversas capacidades de resposta às demandas quesurgem.
A Secretaria Estadual de Saúde precisa desenvolver a capacidade de planejar a saúde no estado, regular as referencias e mediar às relações, às vezes conflitantes entre os gestoresmunicipais. Mesmo na atenção primária o gestor estadual não pode dispensar a sua participação para a construção de um sistema de saúde público, universal e, acima de tudo que assegure a integralidade da...
tracking img