Produtividade e qualida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PERDAS DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE
Foi necessário muito tempo para que se reconhecesse até que ponto as condições de trabalho e a produtividade se encontram ligadas. Numa primeira fase, houve a percepção da incidência econômica dos acidentes de trabalho onde só eram considerados inicialmente os custos diretos (assistência médica e indemnizações) e só mais tarde se consideraram as doençasprofissionais.
Na atividade corrente de uma empresa , compreendeu-se que os custos indire tos dos acidentes de trabalho são bem mais importantes que os custos diretos , através de fatores de perda como os seguintes :
perda de horas de trabalho pela vítima
perda de horas de trabalho pelas testemunhas e Responsáveis
perda de horas de trabalho pelas pessoas encarregadas do inquéritosinterrupções da produção,
danos materiais,
atraso na execução do trabalho,
custos inerentes às peritagens e ações legais eventuais,
diminuição do rendimento durante a substituição
a retoma de trabalho pela vítima
Estas perdas podem ser muito elevadas , podendo mesmo representar quatro vezes os custos directos do acidente de trabalho.
A diminuição de produtividade e o aumento do número de peçasdefeituosas e dos desperdícios de material imputáveis à fadiga provocada por horários de trabalho excessivos e por más condições de trabalho, nomeadamente no que se refere à iluminação e à ventilação, demonstraram que o corpo humano, apesar da sua imensa capacidade de adaptação, tem um rendimento muito maior quando o trabalho decorre em condições ótimas.
Com efeito, existem muitos casos em que épossível aumentar a produtividade simplesmente com a melhoria das condições de trabalho. De uma forma geral, a Gestão das Empresas não explora suficientemente a melhoria das condições de higiene e a segurança do trabalho nem mesmo a ergonomia dos postos de trabalho como forma de aumentar a Produtividade
e a Qualidade .
A relação entre o trabalho executado pelo operador e as condições de trabalho dolocal de trabalho, passou a ser melhor estudada desde que as restrições impostas pela tecnologia industrial moderna constituem a fonte das formas de insatisfação que se manifestam sobretudo entre os trabalhadores afetos às tarefas mais elementares, desprovidas de qualquer interesse e com caráter repetitivo e monótono.
Desta forma pode-se afirmar que na maior parte dos casos a Produtividade
éafetada ,pela conjugação de dois aspectos importantes :
um meio ambiente de trabalho que exponha os trabalhadores a riscos profissionais graves (causa directa de acidentes de trabalho e de doenças profissionais)
a insatisfação dos trabalhadores face a condições de trabalho que não estejam em harmonia com as suas características físicas e psicológicas.
Em geral as consequências revelam-se numabaixa quantitativa e qualitativa da produção, numa rotação excessiva do pessoal e a num elevado absentismo. Claro que as consequências de uma tal situação variarão segundo os meios socioeconómicos. Fica assim explicado que as condições de trabalho e as regras de segurança e Higiene correspondentes, constituem um factor da maior importância para a melhoria de desempenho das Empresas, através doaumento da sua produtividade obtida em condições de menor absentismo e sinistralidade .
Por parte dos trabalhadores de uma Empresa, o Emprego não deve representar somente o trabalho que se realiza num dado local para auferir
um ordenado, mas também uma oportunidade para a sua valorização pessoal e profissional , para o que contribuem em mito as boas condições do seu posto de trabalho .
Querendoevitar a curto prazo um desperdício de recursos humanos e monetários e a longo prazo garantir a competitividade da Empresa , deverá prestar-se maior atenção às condições de trabalho e ao grau de satisfação dos seus colaboradores , reconhecendo-se que, uma Empresa desempenha não só uma função técnica e econômica mas também um importante papel social.

SEGURANÇA DO POSTO DE TRABALHO
SIGNIFICADO...
tracking img