Atividade avaliativa de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTÕES AVALIATIVAS
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º Ano: 2011/2
ORIENTAÇÕES:
Leia o texto a seguir e responda as questões individualmente. Preencha:
1) Seu nome e seu RA:
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina/módulo: TGA
4) Nome do professor EAD: Rita
5) Atividades concluídas, postar arquivo no Moodle
A atividadepostada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio). Entregas após o prazo regular até o limite do prazo máximo terão seu valor reduzido para o máximo de 1,0 (um ponto). Após o prazo máximo as atividades não serão mais aceitas.
As questões abaixo relacionadas devem ser respondidas de acordo com o conteúdo ministrado nas tele aulas, livro texto e materiais de apoio.Atividades Previstas
Questões Dissertativas – Teoria da Administração
• Tema 1
10. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre essecontexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.

Resp: A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com ateoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase natecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. Fayol considerava a empresa comosistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definirem diretrizes e atribuirresponsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica.
Cadeia escalar ( linha de comando) : hierarquia- a serie dos chefes do primeiro ao ultimo escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autoridade para estabelecer relações diretas ( a ponte de Fayol).
Ordem: um lugar paracada pessoa e cada pessoa em seu lugar.
Equidade: tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários.
Estabilidade do pessoal: manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.
Iniciativa: faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes.
Espírito de Equipe: desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.Tudo que acabei de expor são na verdade os princípios de Fayol e podemos observar claramente a divisão das funções.
Ele também deixou claro o papel do gerente e seus colaboradores que devem saber o que fazer e suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial, segundo a visão de Fayol.

• Tema 2 :
8. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e...
tracking img