Aterro montovani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRO MANTOVANI

O Aterro Mantovani é considerado como a maior contaminação Industrial do Estado de São Paulo, localizado na Rodovia Campinas–Mogi Mirim, em Santo Antônio de Posse. Um depósito de resíduos sólidos industriais diversos e contaminantes, tais como metais pesados, borras oleosas, compostos orgânicos diversos, resíduos de destilação de solventes, sais inorgânicos, ácidos entreoutros . No decorre dos anos foram registrados muitas reclamações da comunidade local sobre a constatação da contaminação das águas subterrâneas da área, em 1987, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental exigiu a paralisação das atividades deste empreendimento. Atualmente a fonte de contaminação ainda permanece no local e a exigência determinada pela CETESB ainda não se cumpriu em suatotalidade. Este perfil de atuação se constata em diversas áreas como direitos humanos, meio ambientes, resistência à lógica de exclusão do modelo de globalização. Nesse sentido, a crise ecológica global se converte num processo social na medida em que os impactos de agressões ao meio ambiente repercutem de forma interdependente em escala planetária.
Porque é importante discutir esse tema? O assistentesocial, é um dos mais diversos profissionais atuantes na esfera das políticas sociais possui a grande responsabilidade de adquirir uma ampla compreensão sobre as suas constituições e contradições, para que por meio do seu agir profissional, consiga fazer valer e avançar os direitos dos oprimidos em detrimento da opressão histórica imposta pelos opressores. Diante a esta problemática, a intenção éapontar as possibilidades de intervenção do Assistente Social favorecendo a atuação do profissional na prevenção das doenças advindas dos agentes contaminadores e propiciando o tratamento inerente as pessoas contaminadas.
Metodologia

Mediante o método de abordagem dedutivo, com procedimento funcionalista e caráter qualitativo foi possível elaborar este estudo de caso exploratório por meio dedocumentos da CETESB, estudos de autores como Ribeiro, Guaiame e Monteiro sobre o Aterro Mantovani e seus prejuízos à comunidade local. Sendo necessária a consulta ao Conata para conhecimento de aspectos eticoleais.

Resultados
Desde 1974, várias multinacionais, como CARGILL, BASF, Bosch, Mercedes Bens, Jonhson & Jonhnson (J&J), Cryshler, Du Pont, Filtros Mann, Texas Eletronics,Boehringer Ingelheim, Partington Chemicals, além do brasileiro Petróleo Brasileiro (Petrobras) e Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), entre outras, depositaram milhões de toneladas de resíduos tóxicos no Aterro Mantovani, localizado na região de Santo Antônio da Posse, São Paulo, onde se integra a Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba-Capivar-Jundiaí, cortada pelo rio federal Camanducaia(RIBEIRO, 2010). Somente em 1987 o aterro foi fechado pela CETESB, sendo encontrado diferentes tipos de resíduos tóxicos, como metais pesados e organoclorados. Verificou-se também que parte destas substâncias havia vazado para o lençol freático, contaminado o subsolo e águas subterrâneas (CETESB, 2011). A lista das empresas que cometeram o crime ambiental no Aterro Mantovani: Acebras Acetatos do Brasil;Arco Indústria e Comércio; Asfalto Vitória; Basf; Boehringer Ingelheim; Brazão Lubrificantes; Buchmann Laboratórios; Cagigo; Carioquímica; Cargil Agrícola; Ciquini Plasbaté; Citros pectina; CBTI Equipamentos Industriais; Du Pont do Brasil; Embraer; Fairchild.
Semicondutores; Filtros Mann; Huzicromo Galvanoplastia; Hydrosol Produtos Químicos; Ibrasol Petróleo; Sabão e Glicerina; Itelpa Screens;Itol Óleos Isolantes; Yanmar do Brasil; J&J; Lubrasil Lubrificantes; Lubrinasa Lub Nacionais; Marangoli Indústria Elétrica; Mercedes Benz do Brasil; Midland Ross; Mont D’Este Indústria e Comércio; Montecril; Nobel Química; Pardar Produtos Químicos; Partington Chemicals; Petroil Lubrificantes “Igo”; Plestin Indústria Química; Petronasa Petróleo Nacional; Prosint Produtos Sintético; Quimpil...
tracking img