Atps filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATPS – FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

TUTOR À DISTÂNCIA: DÉBORA GERALDI
TUTOR PRESENCIAL: ADRIANA GOMAS

PARTICIPANTES:
Adriana Teixeira de Mendonça RA - 4300069740
Angélica Aparecida Rodrigues RA – 3804610407
Elaine de Matos RA - 4542867253
Maria Raimunda LeiteG. Trajano RA - 3804612479
Renilda Evangelista Alves Oliveira RA - 4351836513

OSASCO, 14 DE SETEMBRO 2012

APRESENTAÇÃO

Filosofia, como o próprio nome diz em seu significado mais profundo, “amor à sabedoria“, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia sedistingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos em que se observam os fenômenos pela relação de causa e efeito que produzem.
Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceitual, as experiências de pensamento e outros.
A filosofia ocidental surgiu naGrécia antiga no século VI a.C. A partir de então, surgiram pensadores como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras, pensadores estes que tiveram grande empenho em responder questões acerca da realidade das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Muitas das questões levantadas por estesantigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.

INTRODUÇÃO

Partindo da concepção de que filosofia é uma forma de conhecimento, buscamos, no decorrer do trabalho, aprofundar ideias e informações que dizem respeito às questões existenciais como, por exemplo: “o que sou”, ou “o que é”.
Percebemos que estas questões nos levam à gênese das coisas e do mundo, esteque é subdividido em objetivo e subjetivo. Chegamos a conclusão que a realidade é tudo aquilo que é racional, verdadeiro e comprovado cientificamente, pelo qual o homem faz prova através do saber.
Entendemos que nós seres humanos, temos várias nuances, porque somos caracterizados de acordo com a bagagem de vida que temos, devido a isso tivemos respostas divergentes em algumas questões, porémchegamos a conclusão que todo ser humano precisa antes de qualquer coisa ter autonomia, autossuficiência e independência para expor o que pensa e defender seus pontos de vista. Contudo, é necessário que cada qual busque informações pertinentes relacionadas com o assunto.
Para viver em sociedade, é necessário ultrapassar os limites do individual e respeitar os direitos mútuos, e que umcidadão é aquele que conhece seus direitos e participa no destino da sociedade e que exige para toda uma qualidade de vida melhor.

ETAPA 1

A FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL


A filosofia propriamente dita foi se ajustando e se pautando por valores que estavam relacionados ao desenvolvimento da sociedade em suas diferentes etapas. Sua referência de Metafísica, onde cada ser que vive évisto em sua essência, passa para a Científica, quando o homem é visto num organismo vivo, regido pelas leis da natureza, até a Dialética, quando o homem passa a ser visto num processo histórico, resultada de múltiplas definições naturais, sociais e culturais. Sendo assim é individual e particular a reação de cada organismo a cada condição.
Para entendermos a importância da filosofia no ServiçoSocial, é necessário o conhecimento das etapas por quais vem passando em relação ao desenvolvimento humano, são elas:
A Época Medieval, que vai das divindades da mitologia grega até ao cristianismo, onde os seres humanos eram considerados criaturas de Deus, por achar em si essência divina, e tinham um comportamento extremamente ético. Os valores das divindades eram passados para a sociedade e por...
tracking img