Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterramento

Introdução
Em um sistema elétrico e de fundamental importância o aterramento para a proteção dos usuários e de equipamentos eletroeletrônicos o que muitas pessoas não sabem é que para melhor funcionamento de equipamentos é necessário um apropriado sistema de aterramento, para evitar choques ao tocar partes metálicas de geladeiras e maquinas de lavar roupa.

AterramentoDenomina-se “Aterramento Elétrico”, a ligação intencional de um componente através de um meio condutor com a Terra. Por exemplo: ligar a carcaça de um chuveiro elétrico, através de um condutor, com a Terra. Todo equipamento elétrico deve, por razões de segurança, ter o seu corpo (parte metálica) aterrado. Também os componentes metálicos das instalações elétricas, tais como, o Quadro de Distribuiçãode Circuitos – QDC, os eletrodutos metálicos, caixas de derivação, etc., devem ser corretamente aterrados.
Quando há um defeito na parte elétrica de um equipamento que está corretamente aterrado, a corrente elétrica escoa para o solo (Terra). Alguns tipos de solos são melhores condutores de corrente elétrica, pois têm uma menor Resistividade Elétrica. A Resistividade é em função dotipo de solo, umidade e temperatura.
Os Aterramentos Elétricos podem ser:
A) Aterramento por razões funcionais: o Aterramento é necessário para que o equipamento elétrico funcione corretamente;
B) Aterramento do equipamento por razões de proteção e segurança: neste caso, o Aterramento protege as pessoas e/ou animais domésticos contra os choques elétricos.
O casobastante comum de choque elétrico, é um fio desencapado encostando na estrutura metálica de um aparelho energizado. Estando o aparelho aterrado, a corrente elétrica poderá ser desviada para a Terra, evitando o choque elétrico. Através do Aterramento, a corrente elétrica tem um caminho mais fácil para escoar para a Terra.
As figuras a seguir, ilustram ligações elétricas de um chuveiro elétrico.
Nasituação da figura abaixo, o chuveiro não está aterrado tendo vista que só existem dois fios ligados ao chuveiro Fase e Neutro, estando portanto, as pessoas sujeitas a tomar choques elétricos por que do ponto de vista técnico a corrente sempre busca o caminho mais fácil neste caso a corpo molhado do usuário

.

Na situação da figura abaixo, como o chuveiro está devidamente aterrado através docondutor de proteção (PE), as pessoas não estão sujeitas a tomarem choques elétricos ao contrario da figura anterior o caminho mais fácil agora o condutor de proteção.

Independentemente da tensão elétrica (V) para a ligação correta do equipamento elétrico, se é 127 V ou 220 Volts, o equipamento deverá ser aterrado de forma adequada, conforme os procedimentos estabelecidos pela concessionaria deenergia elétrica.
É importante salientar que, além do Aterramento adequado, o circuito elétrico deve ter dispositivos de proteção e de segurança. Um sistema aterrado possui o Neutro e/ou outro condutor intencionalmente ligado à terra, diretamente ou através de uma impedância elétrica (resistência ou reatância).
O “Padrão de Entrada” para o fornecimento de energia elétrica,deve ser aterrado através de eletrodo de aterramento (haste de “terra”) e devem ser atendidos os requisitos das Normas vigente da concessionaria de energia elétrica de sua região
Essas Normas especificam os tipos, características, como instalar, a quantidade de eletrodos, a serem utilizados para cada tipo de ligação, os tipos dos condutores para ligar o eletrodo ao “Padrão de Entrada”para o fornecimento de energia elétrica, etc.
Todo Aterramento elétrico tem um valor de Resistência (ohms). O valor da resistência do Aterramento é muito importante. Quanto menor o valor, é melhor, pois aumenta a segurança – a corrente elétrica de falta escoa para a terra com mais facilidade. Para isso, deve seguir os procedimentos sobre os aterramentos nas Normas vigentes da CEB, bem como...
tracking img