Aterramento linha de transmissao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Neste trabalho será introduzido o tema Aterramento de Linhas de Transmissão, dando uma visão geral do assunto e uma pequena descrição sobre como é feito o dimensionamento desse sistema.
Palavras Chaves: aterramento, linhas de transmissão.

Introdução
Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente, com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro dosistema de proteção e garantir os limites de segurança pessoal, é fundamental que o aterramento receba cuidados especiais Muitas vezes, o desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.
Os objetivos principais do aterramento são:
A. Obter uma resistência de aterramento a maisbaixa possível, para correntes de falta à terra;
B. Manter os potenciais produzidos pelas correntes de falta dentro de limites de segurança de modo a não causar fibrilação do coração humano;
C. Fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra;
D. Proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas;
E. Usar aterra como retorno do sistema MRT;
F. Escoar cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.
ATERRAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO
* A NBR 5422 – Projetos de Linhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica diz que o aterramento da linha deve ser projetado para atender os seguintes critérios:
A. Os suportes da linha devem ser aterrados de maneira a tornar a resistência deaterramento compatível com o desempenho desejado e a segurança de terceiros.
B. O aterramento deve se restringir à faixa de segurança da linha e não interferir com outras instalações existentes e com atividades desenvolvidas dentro da faixa.
C. Fica a critério da proprietária da linha a escolha do método utilizado para o aterramento, uma vez que, de um modo geral, a solução mais adequada resultade um ajuste técnico-econômico entre as diversas variáveis envolvidas.
D. Quando necessárias medidas contra choques elétricos, provenientes do aterramento do suporte, devem ser projetadas visando à segurança de pessoas e animais.
E. Os materiais empregados nos aterramentos devem ser resistentes à corrosão. Sua durabilidade no solo deve ser, sempre que possível compatível com a vida útil dalinha.
F. Recomenda-se que seja medida a resistência de aterramento de cada suporte após sua montagem e antes do lançamento dos cabos para-raios, e que sejam feitas as necessárias correções, de modo a reduzir a resistência de aterramento ao valor adotado no projeto.
G. Se os cabos para-raios já estiverem lançados, os mesmos devem ser isolados do suporte durante as medições ou, então, serusado equipamento de alta frequência específica para esse fim.
H. Recomenda-se que o condutor de aterramento, nos suportes de concreto armado ou de madeira, seja ligado aos pontos de fixação dos isoladores rígidos ou das cadeias de isoladores. Mas não se aplica aos suportes de madeira quando esta for utilizada como dielétrico.
DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE ATERRAMENTO
3.1 Premissase Parâmetros
3.1.1 O projeto do sistema de aterramento de uma linha de transmissão deverá obedecer as seguintes premissas:
A. Escoar adequadamente as correntes do sistema elétrico causadas por induções e/ou curtos-circuitos;
B. Em locais de circulação constante de pessoas, garantir a segurança destas nas proximidades das estruturas, relativas às tensões de passo e de toqueprovenientes de eventuais curtos-circuitos nas linhas de transmissão;
C. Permitir o desempenho elétrico satisfatório da linha de transmissão, escoando adequadamente as correntes das descargas atmosféricas;
D. Suportar, sem danos, o aquecimento devido à passagem de correntes de curto circuito fase-terra;
E. Suportar solicitações mecânicas e ataque corrosivo do solo;
F. Evitar...
tracking img