Aterramento eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRAMENTO ELÉTRICO

1 – INTRODUÇÃO
O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).
O sistema de aterramento consiste em umaviga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia, a queima de equipamentos e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às Normas eprocedimentos.
2 – PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO?
O aterramento elétrico tem três funções principais:
a – Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.


Com aterramento, a corrente praticamente não circula pelo corpo.


Sem aterramento, o único caminho é o corpo
b– “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Corpo (estruturas, suportes, carcaças, etc.) isolado da Terra, com carga acumulada.


Corpo ligado à Terra, sem carga acumulada.






Sem aterramento, o único caminho é o corpo.




c – Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.),através da corrente desviada para a terra.



Veremos, mais adiante, que existem várias outras funções para o aterramento elétrico, até mesmo para eliminação de EMI (Interferências Eletromagnéticas), porém essas três acima são as mais fundamentais.
3 – DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.
Antes de falarmos sobre os tipos de aterramento, devemos esclarecer o que é terra, neutro, e massa.Na figura 1 temos um exemplo da ligação de um PC à rede elétrica, que possui duas fases e um neutro. Essa alimentação é fornecida pela concessionária de energia elétrica, que somente liga a caixa de entrada ao poste externo se houver uma haste de aterramento padrão dentro do ambiente do usuário. Além disso, a concessionária também exige disjuntores de proteção.
Teoricamente, o terminal neutroda concessionária deve ter potencial igual a zero volt. Porém, devido ao desbalanceamento nas fases do transformador de distribuição, é comum esse terminal tender a assumir potenciais diferentes de zero.
O desbalanceamento de fases ocorre quando temos consumidores com necessidades de potências muito distintas, ligadas em um mesmo link. Por exemplo, um transformador alimenta, em um setor seu, umaresidência comum, e no outro setor, um pequeno supermercado. Essa diferença de demanda, em um mesmo link, pode fazer com que o neutro varie seu potencial (flutue). Para evitar que esse potencial “flutue”, ligamos (logo na entrada) o fio neutro a uma haste de terra. Sendo assim, qualquer potencial que tender a aparecer será escoado para a terra. Ainda analisando a figura 1, vemos que o PC estáligado em 110 VCA, pois utiliza uma fase e o neutro.



Figura 1
Mas, ao mesmo tempo, ligamos sua carcaça através de outro condutor na mesma haste, e damos o nome desse condutor de “terra”. Pergunta “fatídica”: Se o neutro e o terra estão conectados ao mesmo ponto (haste de aterramento), porque um é chamado de terra e o outro de neutro?
Aqui vai a primeira definição: o neutro é um “condutor”fornecido pela concessionária de energia elétrica, pelo qual há o “retorno” da corrente elétrica. O terra é um condutor construído através de uma haste metálica e que, em situações normais, não deve possuir corrente elétrica circulante.
Resumindo: A grande diferença entre terra e neutro é que, pelo neutro há corrente circulando, e pelo terra, não. Quando houver alguma corrente circulando...
tracking img