aterramento eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterramento Elétrico:
A palavra aterramento refere-se a terra propriamente dita, o aterramento é feito utilizando um fio, uma barra de cobre, uma barra de ferro zincado que é enterrado no solo, cuja finalidade é deixar passar a corrente elétrica para o solo.
Quando se diz que algum aparelho está aterrado eletricamente, significa que um dos fios de seu cabo de ligação está propositalmenteligado à terra, o fio que faz essa ligação é o que é chamado de “fio terra”.
Embora não seja observado como regra básica, é obrigatório que todas as tomadas tenham cada qual o seu fio terra, muitas tomadas já vêm com o fio terra instalado, mesmo assim a ligação com o fio terra e ignorada, não e a toa que muitos cabos de ligação de aparelhos às tomadas já vem com três fios, o fio fase, o fio neutro eo fio terra, cada qual com uma cor diferente, note que um cabo de força que liga a CPU a tomada vem com três fios, nesse caso e preciso utilizar uma tomada com três polos onde será ligado o cabo do aparelho, mesmo assim, existem pessoas que ignoram e quebram o pino que faz a conexão com o fio terra por preguiça de instalar uma tomada de três pinos.
Uma geladeira, por exemplo, vem com uma tomadacom dois polos e é suficiente, isso porque o fio terra do aparelho, que obrigatoriamente deve ser de cor verde ou verde-amarelo, fica normalmente atrás do equipamento e deve ser ligado diretamente ao fio terra da rede ou ligado a uma haste de ferro ou cobre enterrada no solo.
Não é preciso ficar com essa mania de fio terra em todo tipo de aparelho, pois também existem aparelhos elétricos que nãoprecisam do fio terra, os aparelhos que não precisam de fio terra são construídos de tal forma que a “corrente de fuga” não causa risco para as pessoas, por isso podem ser ligados em tomadas com apenas dois polos, um polo para o fio fase, e o outro polo para o fio neutro.
O fio fase e o neutro são os fios que levam a energia para a alimentação dos aparelhos, e por norma, a cor do fio neutro éobrigatoriamente azul, o fio fase pode ser vermelho, branco ou preto, o fio terra deve ser obrigatoriamente de com verde ou verde-amarelo.

Resistência de um aterramento:
Um ponto que gera muita dúvida é ao valor da resistência de aterramento, e a resistência de aterramento que mede a capacidade do aterramento de descarregar a energia para a terra.
Por outro lado, sabemos que quanto menorfor a resistência de aterramento, melhor e mais eficiente é a instalação, pois será mais rápido a ação da proteção ou das proteções existentes no sistema.
Existe fornecedores que exigem uma unidade de resistência (um ohm), mas a norma NBR 5410/97 que é a norma de instalações elétricas não define diretamente nenhum valor, enquanto que a norma americana de instalações elétricas exige um valor máximode 25 ohms.
A norma NBR 5419/93 é a norma brasileira de proteção contra descargas atmosféricas, essa norma recomenda um valor máximo de 10 ohms, por isso sempre que possível, 10 ohms ou menos deve ser o valor da resistência adotada para todas as instalações.


Redes de Terras - Resistividade do solo

Em termos teóricos a resistividade de um solo não é mais do que a resistência medidaentre duas faces opostas de um cubo, de composição homogénea, com um metro de aresta. A sua unidade é o ohm.metro. A resistividade do solo depende essencialmente da composição do terreno (solo arável, areia húmida, betão, gravilha...) e também do comportamento sazonal. Um solo húmido apresenta uma resistividade inferior a um terreno seco.


 
Valores aproximados de resistividade em função dosdiferentes terrenos:

Natureza do terreno
Resistividade em ohm. metros 
Terreno pantanoso
Lodo
Terra vegetal
Turfa húmida

Argila plástica
Terra calcária ou argila compacta
Terra calcária do jurássico

Areia argilosa
Areia de sílica
Solo rochoso nu
Solo rochoso nu coberto de relva

Calcário mole
Calcário compacto
Calcário gretado

Xistos
Micaxisto

Granitos e grés alterados...
tracking img