Assistente administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Língua Portuguesa
Instrução: Leia a matéria abaixo e responda às questões de 01 a 04.

Chefes tóxicos
Um chefe tóxico contamina todo o ambiente com seu comportamento. Ele é aquele que nega, com atitudes, os valores da empresa em que trabalha. Ele não conhece o limite que separa a pressão por resultados da falta de respeito pela equipe. Ele desrespeita as pessoas no tom de voz, no discurso, noexcesso de centralização e na incapacidade de fazer com que elas cresçam. A especialidade do chefe tóxico é dar ordens, sem se preocupar com o coletivo. A ele falta a capacidade de liderar e inspirar pessoas. Um chefe assim não é modelo para ninguém. Ele não atrai nem retém os melhores talentos na própria equipe porque simplesmente sufoca e anula o que seus funcionários têm de melhor. Quem tem umchefe tóxico conhece os estragos que essa relação pode trazer para a saúde, para a carreira e até para a empresa que aceita esse tipo de comportamento. Contudo, tanto quem responde para um profissional com esse perfil quanto quem só ouviu dizer que ele existe não entende muito bem porque, afinal, as empresas ainda toleram essas pessoas. Vários profissionais comentam sobre o chefe tóxico: 1 -Chefe tóxico é quem vai atrás do resultado certo da forma errada. (C.E.S. diretora de RH) 2 - É o individualista que só se preocupa com o próprio resultado. (F.W. diretor executivo) 3 - Aquele que atinge metas apesar das pessoas, e não por meio delas. (M.L. diretor executivo) 4 - Quem não sabe o limite entre a pressão e o desrespeito. (M.T.Z. professor) 5 - É quem só dá ordens, chefia pelo terror, enão pela motivação. (R.D. diretor de marketing) 6 - Aquele que sufoca e não deixa nenhuma pessoa atingir os resultados. (R.G. - leitor da VOCÊ S/A)
(VOCÊ S/A, julho de 2009. Adaptado.)

Questão 01
Na matéria, a expressão chefe tóxico NÃO se refere a pessoas [A] destrutivas. [B] prejudiciais. [C] impositivas. [D] toxicômanas.

Questão 02
Sobre as falas dos profissionais, analise asafirmativas. III III IV As falas 1 e 3 se aproximam por criticarem o modo de agir do chefe tóxico. Há na fala 3 duas críticas ao chefe tóxico: subestimar as pessoas e desprezar metas. Nas falas 4 e 5, a desconsideração do chefe para com o funcionário é marcada pelos depoentes. As falas 2 e 6 mostram que a preocupação do chefe tóxico é com os resultados para a empresa e para os seus funcionários.

Estãocorretas as afirmativas [A] II e IV, apenas. [B] II, III e IV, apenas. [C] I, II, III e IV. [D] I e III, apenas.

1/12 Concurso Público da SANECAP Nível Superior Analista Administrativo

www.pciconcursos.com.br

Questão 03
Em relação aos aspectos linguísticos e textuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) As várias repetições do pronome ele, na parteintrodutória, são intencionais, visando enfatizar a expressão chefe tóxico, assunto do texto. ) A parte introdutória obedece à escrita padrão e apresenta registro coloquial, como em Quem tem um chefe tóxico conhece os estragos que essa relação pode trazer para a saúde. ) A predominância do tempo verbal Presente do Indicativo serve para exprimir uma possibilidade ou expectativa. ) Em Um chefe assim não émodelo para ninguém e em quem só ouviu dizer que ele existe não entende muito bem porque, afinal, as empresas ainda toleram essas pessoas, as palavras assim e afinal funcionam, respectivamente, como elemento coesivo e operador argumentativo.

Assinale a sequência correta. [A] V, F, F, V [B] V, V, F, V [C] F, V, V, F [D] F, F, V, F

Questão 04
No texto, as falas dos profissionais estão emdiscurso direto. Convertendo a fala 1 para o discurso indireto, fica C.E.S. disse que chefe tóxico era quem ia atrás do resultado certo de forma errada. Assinale a alternativa em que a conversão do discurso direto para o indireto está adequadamente elaborada. [A] Maria declarou-me: Eu te amo. Maria declarou-me que te amava. [B] Pedro disse: Eu estarei aqui amanhã. Pedro disse que estava aqui...
tracking img