Assistente administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução




Vivemos em uma sociedade que dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Tanto em aspectos visuais, de comunicação e de conhecimento, quanto em outros, pequenas diferenças podem determinar o sucesso ou o fracasso. Talvez sejaum modelo injusto, mas a realidade é que este é o modelo em que transitamos.
..... O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.
.... .Nem todos possuem as mesmascompetências e habilidades. Porém, muitos as possuem e, por uma série de fatores, elas não são facilmente reconhecíveis. E habilidades encobertas geram uma grande desvantagem, especialmente quando a competição é acirrada. Todos já se perguntaram: porque fulano de tal, sendo menos preparado, menos hábil, menos esforçado e experiente, galgou sucesso pessoal ou profissional maior do que o nosso?
..... Talvez uma das respostas seja a prática do Marketing Pessoal.

O que é Marketing Pessoal?

Podemos definir como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes naperspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Forma, Conteúdo e estrutura do Currículo

A expressão em latim “Curriculum vitae” significa “resumo da vida” – neste caso, é claro, da vida profissional. Trata-se, portanto, de um documento no qual devemos sintetizar dados relevantes à apresentação:
1. do percurso profissional trilhado (passado)
2. de suaintenção atual (presente), de sua potencialidade para corresponder ao que a empresa espera de um novo colaborador (futuro).

Há duas perguntas-chave sem as quais a tarefa de redigir um currículo não terá sucesso: o que escrever e como organizar tais informações? Infelizmente, não há uma fórmula para definir em termos ideais o CONTEÚDO (o que escrever) e a ESTRUTURA (comoorganizar), dados a singularidade do percurso profissional de cada um de nós, a especificidade do processo seletivo ao qual nos dirigimos, e os nossos objetivos naquela ocasião em particular.
Mas isso não significa que não haja uma lógica própria quando o assunto é a composição de um currículo. Nosso objetivo aqui será tecer algumas considerações que possam ajudá-lo adefinir a melhor forma de organizar as informações pertinentes ao seu currículo, em um dado momento profissional.

Para esta tarefa tenha sempre em mente o que você deseja obter com o seu currículo – e isso inclui, especialmente, o seu objetivo profissional neste momento – não se esquecendo de que este será seu cartão de visitas, e como tal, terá o poder de abrir ou de fechar portas, dependendo domodo como você se apresentar.

Tipos Currículo

Há duas formas mais comuns de organizar as informações em um currículo. A mais usual é aquela que apresenta seu histórico profissional (experiência, formação e capacitação) ao longo do tempo, partindo do momento atual e caminhando ordenadamente em direção às experiências mais antigas – observando sempre a relevância destes dados para a vagadesejada. Nesta modalidade você poderá mostrar com clareza seu desenvolvimento profissional, enfatizando sua continuidade e/ou progressão. Esta forma é chamada CRONOLÓGICA.

Outro modo de organização é o chamado FUNCIONAL. Nesta modalidade busca-se enfatizar habilidades e funções desempenhadas mais do que a ordenação cronológica dos empregadores – embora estes dados não sejam omitidos. Trata-se de...
tracking img