Assder

2162 palavras 9 páginas
O TEXTO ACADÊMICO
Silvio Seno Chibeni
1. Caracterização

O que caructeriza um texto acadêmiço é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fnrto preocupação constante corn a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.

de

alguma investigação científiça, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva çntica, a

Num texto podemos distinguir o conterlc*t (idéias, estrutura algumenÍativa, etc.) áa,fiinna
(linguagem, disposição dos elementos, etc.). Embora a qualidade de um texto acadêmico dependa frrndamentalmente de seu conteúdo, esse conteirdo não poderá ser devidamente compreendido e

examinado se a forma que Õ reveste for deficiente. Assim é que os autores mais representativos de qualquer rárea da atividade acadêmica s€mpre prirxaram tambérn pela excelênci* dos texto$ em que regístraram sua produção.

Não há, é claro, receitas fixas para formar um bom acadêmico. Isso depende de uma predisposição intelechral que se poderia dizer inata, bem como de tod.a a formação escolar, acadêmica e

cultural, somadas a Bma dedicação inteasa ao estildo. Da mssmo modo. não há nonnas rígidas de produção formal de um texto acadêmico. No entanto, a tradição acadêmica acabou delimitando, em tazoénel medida, as formas típicas de expressão escrita para as diversas modalidades de textos acadêmicos. Nas presentes notas ensaia-se a identificação de alguns desses padrões, paralelamente à apresentaçãc de tÓpiccs variados relativos à prática internacioml de avaliaçãa trabalhos acadêmicos. Deve-se, por fim, ressaltar que estas notas, ou quaisquer outras do mesmo gênero, têm função meramente subsidiaria.

e divulgação

dos

A

ccrnsolidação da arte de bern redigir depende. acima de tudo, do contato

direto e sistemáticc cotìl os grandes exeruplos de produção escrita, não apenas de natureza estritamente acadêmica, mas também literëtriade um modo geral.

2. Tipos

Aq*ilo qtle se produz numa

pesquisa cu

Relacionados