Aspectos Psicomotores na Psicopegagogia

3853 palavras 16 páginas
Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Pós-graduação Psicopedagogia

Aspectos Psicomotores na Psicopedagogia

Idade escolar X Legislação

Com o advento da Lei nº 11.114, de maio de 2005 – Dou 17/05/2005, que criou o fundamental de nove anos, muitas dúvidas surgiram. O projeto que ampliou o tempo de duração do Ensino Fundamental obrigatório de oito para nove anos foi sancionado pelo presidente na época Luis Inácio Lula da Silva em fevereiro de 2006. Isso significa que o Ensino Fundamental como conhecíamos, da 1ª à 8ª série, passou a contar com nove anos. Na prática a última fase da Pré-Escola passou a ser considerado o 1º ano do Ensino Fundamental.
Conheça a Lei:

Todas essas mudanças foram pautadas em inúmeras legislações educacionais que apontavam o interesse em aumentar o número de anos no ensino obrigatório.
Com todas essas mudanças, as escolas tiveram que formular uma nova proposta pedagógica apropriada à faixa etária de seis anos.
Agora é obrigatória a matrícula do aluno com seis anos no primeiro ano do Ensino Fundamental. A criança entra com 6 anos incompletos.

Será que as instituições e os profissionais do Ensino Fundamental estão preparados para acolher e estimular o desenvolvimento global de uma criança de cinco ou seis anos? Quanto tempo ela ficará sentada em uma carteira escolar? Haverá tempo e espaço para o lúdico?

Já era possível existir uma diferença significativa de faixas etárias em um mesmo grupo e, consequentemente, de interesses, maturidade físico-motora, emocional, social e cognitiva. Questões como insegurança, desinteresse e falta de motivação pelo aprendizado ou pela escola, dificuldades de aprendizagem ou até mesmo sintomas físicos, como dores abdominais, cefaleias, febre, ou outros, podem ser consequências de uma imaturidade escolar, ou seja, de uma escolarização precoce que esteja encurtando etapas e vivências importantes, em

Relacionados

  • PSICOMOTRICIDADE E MOVIMENTO
    1001 palavras | 5 páginas
  • Fichamento
    26721 palavras | 107 páginas