Aspectos introdutorio a ciencias constabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ CEZÁRIO COSTA

ASPECTOS INDRODUTóRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Jacobina
2012

José Cezário Costa

ASPECTOS INDRODUTORIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho de CIÊNCIAS CONTÁBEIS apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de CONTABILIDADE BÁSICAOrientador: Profª Marília Silva Carvalho

Jacobina
2012
INTRODUÇÃO

A Contabilidade, como ciência mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão. É a alma da empresa, e tem evoluído ao longo dos anos em função dediversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações, registro de todos os atos e fatos, que possibilite a tomada de decisões mais racionais, no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
As transformações ocorridas no cenário mundial, aliadas ao processo de redemocratização do país, iniciado nadécada de 80 e consolidado com a nova Constituição de 1988, redefiniu o papel do estado como principal promotor do desenvolvimento econômico e social. Neste momento, surge um novo desafio para administração pública brasileira, superar as velhas formas de gestão. Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita estar centrado num foco, num objeto que será investigado einterpretado, visando conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto; bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos. Apresenta-se a Contabilidade como um instrumento gerencial que está emcontínua evolução, cada vez mais, considerada como ciência auxiliar de projeções para o processo decisório da Administração, que depende de tecnologia para o desenvolvimento de seus projetos.

DESENVOLVIMENTO
CONTABILIDADE: é uma ciência que fornece informações úteis para as tomadas de decisões; estuda registra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio, tem como objeto o patrimônio. Temcomo objetivo analisar, mensurar, registrar e controlar o “patrimônio”, o qual se entende o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
O I Congresso Brasileiro de contabilista, em 1924, assim define:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e deregistro relativas à administração econômica.
A Contabilidade não deve ser vista apenas como necessária para o cumprimento de obrigações fiscais e determinações legais. Ela deve ser notada como poderoso instrumento administrativo, capaz controlar efetivamente todo o patrimônio da empresa e de fazer a diferença no mercado, hoje tão competitivo. Sob o aspecto legal, além de obrigação, mantê-la em ordemsignifica tranqüilidade. Enfocando o aspecto fiscal e tributário, ela exerce efetivamente controle sobre os impostos, taxas e contribuições, proporcionando dados e informações seguras para o correto planejamento tributário e o aproveitamento de eventuais benefícios ou incentivos. Além de que, na área econômico-financeira traduz-se em importante instrumento de controle e de acompanhamento dosrumos da empresa, permitindo à administração a detecção e correção de procedimentos, que muitas vezes, poderiam levar a perdas irreparáveis. Além disto, as informações decorrentes da Contabilidade, não se restringem apenas aos limites das empresas, mas também a outros segmentos de usuários, como por exemplo: investidores, fornecedores, bancos, o governo, sindicatos, funcionários, entre outros...
tracking img