Aspectos introdutorio em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando imaginamos uma empresa, dificilmente conseguimos vê-la desassociada à contabilidade.
            A história da contabilidade já nos remete as necessidades humanas de controle dos seus bens. Evidenciando que a evolução da contabilidade esta diretamente ligada à evolução humana.
            Diante destas necessidades dos homens, onde eles criam organizações nas mais diversas áreas dorelacionamento, vamos abordar no decorrer deste trabalho os aspectos necessários para o inicio do entendimento da contabilidade e sua aplicabilidade nas empresas.

  aspectos introdutórios em ciências contábeis
ntrodução: 
 
Além dos conceitos básicos específicos da contabilidade, é necessário 
que  o  acadêmico  do  curso  de  ciências  contábeis  tenha  conhecimento  sobre  outras 
áreas  que contribuem  diretamente  no  aprendizado  do  bacharel  em  ciências  contábeis 
e também servirão de suporte durante a atuação profissional. 
Desta  forma  esta  atividade  acadêmica  fará  com  que  o  aluno  transite 
por  diversos  conceitos  introdutórios  em  ciências  contábeis  envolvendo  a 
contabilidade,  os  fundamentos  da  administração,  a  contribuição  do  direito  público e 
privado.
1- INTRODUÇÃO

A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualqueroutra ciência, necessita esta centrado num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto; bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dosobjetivos.
Assim, neste trabalho procuramos mostrar de forma condensada a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.

2- EVOLUÇÃO   DO PENSAMENTO   CONTÁBIL

O estudo da contabilidade é bastante antigo, pois desde tempos remotos que o homem já se preocupava em controlar sua riqueza, afinal a medida que ohomem desenvolvia um patrimônio, era necessário que ele procurasse desenvolver procedimentos para determinar as suas posses e avaliar as mesmas. Segundo SÁ (1998:19) “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também o desenvolvimento da escrita contábil”. No início,esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. O eminente mestre também registra que no Egito há milhares de anos, “o papiro deu origem aos livros contábeis e já se faziam registros sofisticados, inclusive utilizando-se o sistema das matrizes (como na lógica matemática)”(SÁ, 1998:19).

http://www.portaltributario.com.br/guia/escrituracao.html
LIVROS COMERCIAIS
A pessoajurídica é obrigada a seguir ordem uniforme de escrituração, mecanizada ou não, utilizando os livros e papéis adequados, cujo número e espécie ficam a seu critério (Decreto-lei 486/69, art. 1°).
LIVRO DIÁRIO
Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução,os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica (Decreto-lei 486/69, art. 5).
Admite-se a escrituração resumida no Diário, por totais que não excedam ao período de um mês, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para...
tracking img