ASPECTOS GERAIS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA

Páginas: 13 (3143 palavras) Publicado: 22 de maio de 2015






ASPECTOS GERAIS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA


Por



Diego Fellipe Leandro Amado
Matrícula: 20082678

Professor Raul Martins


2008/2009

SUMÁRIO

Introdução 1

Cap 1 - A evolução do conceito de Qualidade de Vida 2

Cap 2 - Qualidade de vida e a saúde 3

Cap 3 - Actividade física e a qualidade de vida 4

Cap 4 - Os idosos, actividade física e a qualidadede vida 5

Cap 5 - Instrumentos de medida de qualidade de vida 6

Conclusão 7

Bibliografia 8










Introdução

O conceito qualidade de vida é um conceito “aberto”, multidimensional e subjectivo, visto que depende de uma enorme gama de factores, dentre os quais a vida social do indivíduo, com as suas relações amorosas, o seu estilo de vida, a sua condição monetária,a sua hereditariedade genética, o seu condicionamento físico entre outros factores.
Segundo Maya(1984) "O conceito de qualidade de vida compreende uma série de variáveis, tais como: a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a manutenção de um ambiente propício à segurança pessoal, a possibilidade de desenvolvimento cultural, e, em último lugar, oambiente social que propicia a comunicação entre os seres humanos, como base da estabilidade psicológica e da criatividade".
Outros conceitos não são tão diferentes, pois acabam completando-se de uma forma global. Diante do crescente aumento da expectativa de vida ao nível global, é importante que saibamos e possamos utilizar da melhor maneira, estratégias correctas, que possam nos auxiliar a teruma vida com qualidade. Segundo dados da ONU, a expectativa de vida ao nascer aumentou de 46,5 anos, em 1950-1955, para 65, em 1995-2000. A diferença entre os países mais e menos desenvolvidos vem diminuindo: de uma distância de 25,2 anos entre as expectativas de vida dos dois grupos em 1950-55 (41 contra 66,2 anos), a diferença caiu para 12 anos, menos da metade (62,9 contra 74,9). Na verdade,essa queda é inevitável, dada a tendência de envelhecimento global, pois as expectativas de vida dos países muito velhos crescem menos, naturalmente. O recordista de expectativa de vida é o Japão, com 80,8 anos.
De acordo com esses dados, é inevitável que nos preocupemos em ter uma qualidade de vida superior, para que na “terceira - idade” possamos estar com uma aptidão física funcional (aptidãofísica funcional é reconhecida como a capacidade fisiológica para realizar actividades normais do dia-a-dia de uma forma segura e independente, sem excesso de fadiga) em excelente estado.

Cap 1
A evolução do conceito de Qualidade de Vida
A qualidade de vide é um conceito utilizado em diversas áreas de estudo, como a sociologia, a psicologia, a geografia, a medicina, o desporto, entre outras, tendoassim diferentes concepções, não tendo uma resposta única e prevalente. Devido a essa interdisciplinaridade, as visões sobre a qualidade de vida acabam por se completar.
Durante o passar dos anos, a visão sobre qualidade de vida foi se alterando e complementando cada vez mais, porém, esse termo já era descrito desde os tempos de Aristóteles, no escrito Nicomachean Ethics, (384-322 a. C), ondeAristóteles referia que pessoas distintas concebem boa vida ou bem-estar como sendo a mesma coisa que felicidade, e que o significado de felicidade torna-se uma questão de contestação, pois alguns afirmam ser uma coisa, outros dizem ser outra e, de fato muito frequentemente o mesmo homem lhe dá atribuições diferentes, de acordo com a situação que vivencia: quando adoece concebe saúde como sendofelicidade, quando empobrece, como riqueza e prosperidade.
Segundo Andrews, apud Bowling(1974), qualidade de vida é a extensão em que prazer e satisfação têm sido alcançados, uma visão claramente simplista, que inegavelmente releva outros factores importantes. A maioria dos conceitos vistos até a década de 80, firmam-se nesses valores, dando assim uma análise pré-determinada, algo demasiado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem Da Vida Aspectos Gerais
  • Dialogo sobre qualidade de vida
  • qualidade de vida considerando aspectos sociocultural
  • Aspectos gerais dos impostos sobre serviços
  • Aspectos gerais sobre as medidas socioeducativas
  • Informações gerais sobre qualidade do leite
  • Jornal sobre sáude e qualidade de vida
  • Trabalho sobre qualidade de vida do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!