Aspectos fisicos do amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Recanto Da Criança Interativo

ASPECTOS FISICOS, ASPECTOS HUMANOS E ASPECTOS ECONOMICOS DO AMAZONAS.

Manaus-2013

Lays Gama
1° Ano Turma: ‘B’

ASPECTOS FISICOS, ASPECTOS HUMANOS E ASPECTOS ECONOMICOS DO AMAZONAS.
Trabalho de pesquisa elaborado individualmente para nota parcial na disciplina de Geografia ministrado pelo Prof. Max do 1°Ano-Ensino Médio- Turma B do Centro Educacional Recanto da Criança Interativo.
Trabalho de pesquisa elaborado individualmente para nota parcial na disciplina de Geografia ministrado pelo Prof. Max do 1° Ano-Ensino Médio- Turma B do Centro Educacional Recanto da Criança Interativo.



Manaus­2013
























“O sábio nunca diz tudo oque pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.” Aristóteles

Sumário

1. Introduçao_______________________________04
2. Aspectos Físicos__________________________05
3. Aspectos Humanos________________________06
4. Aspectos Economicos______________________07
5. Conclusao_______________________________08
6. Anexos________________________________09
7. Fontes depesquisa________________________10

Introdução

Neste trabalho iremos abordar os Aspectos Físicos, humanos e econômicos no Amazonas, bem como as mudanças ao longo dos anos, as melhorias, pontos negativos e positivos. Iremos abordar lugares turísticos, sua economia riquíssima entre outros. Vamos falar do Estado que tem a maior biodiversidade do Brasil.



Aspectos Físicos
Localizado na Região Norte,o Amazonas é o maior estado brasileiro, com extensão territorial de 1.559.161,682 quilômetros quadrados, correspondendo a 18,4% da área total do Brasil. Possui fronteiras com Roraima (ao norte), Pará (a leste), Mato Grosso (a sudeste), Rondônia (ao sul), Acre (a sudoeste), além de três países sul-americanos: Venezuela (ao norte), Colômbia (a noroeste) e Peru (a oeste).
O relevo amazonense écaracterizado por depressão na maior parte, faixa de planície perto do Rio Amazonas e planaltos na porção leste. Ele é classificado como uma peneplanície, pois apresenta elevações, como as serras de Maraguases, da Lua, além de outras antes do altiplano guianense. Os pontos mais elevados do país estão localizados no Amazonas: pico da Neblina, cuja altitude é de 2.993,78 metros e o 31 de março, com2.972,66 metros acima do nível do mar.
O clima predominante é o equatorial úmido, com temperatura média anual de 26,7 °C. A amplitude térmica (diferença entre as médias anuais de temperatura máxima e mínima) é de 8,1 °C, visto que as temperaturas variam entre 23,3 °C e 31,4 °C durante o ano. As chuvas são bem distribuídas, sendo mais intensas no inverno; e a umidade relativa do ar é alta, ficandoentre 80% e 90%.
A floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal. Considerada a maior floresta do mundo, ela também abriga a maior biodiversidade, apresentando uma grande variedade tanto de espécies da flora (vitória-régia, urucum, buriti, babaçu, bromélias, etc.) quanto da fauna (arara, tucano, anta, capivara, cotia, jacaré, jaguatirica, macacos, jiboia, onça-pintada, uirapuru, insetos, entretantos outros).
A rede hidrográfica é bastante complexa, com destaque para a bacia do Rio Amazonas, que é o maior rio do planeta. Entre os rios presentes no estado estão o Amazonas, Aripuanã, Branco, Canumã, Içá, Japurá, Javari, Juruá, Jutaí, Madeira, Negro, Nhamundá, Purus, Solimões, Urubu, entre outros.

Aspectos Humanos

A população do Estado do Amazonas, conforme contagem populacionalrealizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 3.483.985 habitantes, essa unidade da federação é o segundo mais populoso da Região Norte.

A capital do Estado é Manaus, uma cidade que ocupa o sétimo lugar no ranking de maior PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, porém esse dado é restrito somente à cidade, além disso, a capital é a maior cidade de toda...
tracking img