Aline ribeiro da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Região Norte



Sumário

Introdução 1

Aspectos Físicos 2

Clima 2
Vegetação 2Hidrografia 3

Aspectos econômicos 3

Aspectos culturais 4

Conclusão 7
Anexos 8Bibliografia 10

Introdução

Apresentaremos neste trabalho as características físicas , culturais e econômicas da região Norte , a região menos povoada do Brasil , mas que possui o maior rio do mundo , a tão visada floresta Amazônica , e com uma grande pluralidade cultural . Sua economia baseia –seprincipalmente no setor da industria , extração de recursos minerais e vegetais , agricultura e turismo.
O trabalho está abordando o tema de uma maneira clara e compreensiva para todos , com o objetivo de mostrar a grandeza , as curiosidades e o que á de mais importante nessa região .
 -------------------------------------------------
A Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km² e possui sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. Apesar de ser a maiorregião em termos superficiais, é a segunda menos populosa do Brasil, com mais de 15 milhões de habitantes, a frente apenas da região Centro-Oeste. Isso faz com que sua densidade demográfica, 4,77 hab./km², seja a menor entre as regiões do país. Essa pequena densidade populacional na Região Norte e no Centro-Oeste faz com que elas sejam consideradas "vazios demográficos". Uma das principais razõespara o "vazio" na Região Norte é a extensa área coberta pela Amazônia, que por ser um ecossistema de floresta densa, dificulta a ocupação humana.
-------------------------------------------------
A população da região está concentrada, sobretudo, nas capitais dos estados. As cidades mais populosas são Manaus, com 1,7 milhões de habitantes e Belém, com 1,4 .
A distribuição da população entre osestados mantém o seu perfil concentrado, embora mais atenuado, localizando-se cerca de 70% do total de habitantes em apenas dois estados: Pará e Amazonas. O Pará, sozinho, corresponde a 32,41% do total da população da região, seguido pelo Amazonas que representa 19,46%.
 Aspectos Fisicos
Clima
O clima da Região Norte é bastante úmido, sendo um clima equatorial. As temperaturas são elevadasdurante o ano todo, com baixa amplitude térmica, com exceção de algumas localidades de Roraima e Acre onde ocorre o fenômeno La Niña, que permite que massas de ar frio vindas do oceano Atlântico entrem na região pelo Mato Grosso até chegar nesses estados, abaixando sua temperatura. Isso ocorre porque o calor da Amazônia permite que exista uma área de baixa latitude que atrai massa polar. 

As chuvasna Região Norte são constantes, possuindo um período de estiagem de junho a novembro. As maiores incidência de chuvas são nas áreas do litoral do Amapá, foz do Rio Amazonas e algumas partes da Amazônia Ocidental. As chuvas de convecção ou de "hora certa" são características da região. 

Vegetação

É na Região Norte que está localizado o maior ecossistema do mundo: a floresta Amazônica....
tracking img