Aspecto homem social

Aspecto homem social




Como a teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório Administrativo : fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organizaçãoinformal, dinâmica de grupo tec.Os conceitos clássicos de autoridade hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais da administração etc, passam ser contestados e assim oengenheiro e o técnico cederam lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a maquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente,pois o homo economicus cede lugar para o homem social. Essa revolução na administração ocorreu nos primeiro sinal da segunda guerra mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfasenas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Com a teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintesaspectos:
Os trabalhadores são criaturas sociais complexas dotadas de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho como em qualquer lugar é uma consequência de váriosfatores motivacionais.
As pessoas são motivadas por necessidades humanas, em alcançarem suas satisfações por meio dos grupos sociais com que integram. Dificuldades em participar e de se relacionarcom o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoas ( turnover ), abaixamento da moral, fadiga psicológica e redução dos níveis de desempenho etc.
O comportamento dos grupos é influenciado peloestilo de supervisão e liderança. O supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com osobjetivos da organização.
As normas sociais do grupo funcionam como mecanismo reguladores do comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo....