Senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
Página: 34
1. Quais são os princípios da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski?
R: • A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal, pois os animais não têm vida social e cultural.
• As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades.• A linguagem e o pensamento humano têm origem social. A cultura faz parte do desenvolvimento humano e deve ser integrada ao estudo e à explicação das funções superiores.
• A consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade, não podendo ser isolados pela Psicologia.

2. Quais críticas tal abordagem faz à visão liberal de homem e quais as consequências desta visão paraa Psicologia?

R: • O homem visto como ser autônomo, responsável pelo seu próprio processo de individuação.
• Uma relação de antagonismo entre o homem e a sociedade, em que esta faz eterna oposição aos anseios que seriam naturais do homem.
• Uma visão de fenômeno psicológico, na qual este é tomado como uma entidade abstrata que tem, por natureza, características positivas que só não semanifestam se sofrerem impedimentos do mundo material e social. O fenômeno psicológico, visto como enclausurado no homem, é concebido como um verdadeiro eu.
A Psicologia Sócio-Histórica entende que essas concepções liberais construíram uma ciência na qual o mundo psicológico foi completamente deslocado do campo social e material. Esse mundo psicológico passou, então, a ser definido de maneiraabstrata, como algo que já estivesse dentro do homem, pronto para se desenvolver — semelhante à semente que germina. Esta visão liberal naturalizou o mundo psicológico, abolindo, da Psicologia, as reflexões sobre o mundo social.
3. Como você compreende a afirmação: ―Para a Psicologia Sócio-Histórica, não existe natureza humana; existe a condição humana.
R: Não existe uma essência eterna euniversal do homem, que no decorrer de sua vida se atualiza, gerando suas potencialidades e faculdades. Tal ideia de natureza humana tem sido utilizada como fundamento da maioria das correntes psicológicas e faz, na verdade, um trabalho de ocultamente das condições sociais, que são determinantes das individualidades. Ideia esta ligada à visão de indivíduo autônomo, que também não é aceita naPsicologia Sócio-Histórica. O indivíduo é construído ao longo de sua vida a partir de sua intervenção no meio (sua atividade instrumental) e da relação com os outros homens. Somos únicos, mas não autônomos no sentido de termos um desenvolvimento independente ou já previsto pela semente de homem que carregamos. A concepção de homem da Psicologia Sócio-Histórica pode ser assim sintetizada: o homem é umser ativo, social e histórico. É essa sua condição humana.
4. O que significa a afirmação: ―O homem é um ser ativo, social e histórico?
R: O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, que tem, por objetivo, satisfazer suas necessidades. Mas essa ação e essas necessidades têm uma característica fundamental: são sociais e produzidas historicamente em sociedade. Aação do homem sobre a realidade que, obrigatoriamente, ocorre em sociedade, é um processo histórico. E uma ação de transformação da natureza que leva à transformação do próprio homem.

5. Para a concepção Sócio-Histórica, qual a importância da linguagem?
R: A linguagem é instrumento fundamental nesse processo e, como instrumento, também é produzida social e historicamente, e dela também ohomem deve se apropriar.
A linguagem materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar a realidade. Juntamente com a atividade, o homem desenvolve o pensamento. Através da linguagem, o pensamento objetiva-se, permitindo a comunicação das significações e o seu desenvolvimento. A linguagem é instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo...
tracking img