Aspecto evidenciados na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza da Filosofia e o se ensino
A filosofia distingue-se de outras disciplinas por apresentar poucos resultados consensuais a maioria dos problemas centrais da filosofiacontinua em aberto.
A filosofia não é uma disciplina empírica (que se guia pela experiência e não pelo estudo) como a história ou a física. É uma disciplina que se faz pelopensamento apenas, como a matemática. Em filosofia não há métodos formais, podemos usar a lógica, e devemos, mas ela é apenas instrumental: não resolve os problemas da filosofia, nemdetermina que é ou não um problema filosófico.
Para tentar resolver os problemas da filosofia, os filósofos, apresentam teorias, aquilo que por vezes se chama também tese, ou perspectiva.AS perspectivas dos filósofos são respostas a problemas filosóficos, os problemas podem reais ou ilusórios.
Um aspecto central da atividade filosófica é a argumentação. Osargumentos sustentam teorias. Em filosofia os argumentos são muitíssimos mais visíveis, por isso, não podemos fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar compreenderteorias. As teorias dos diferentes filósofos se contradizem entre si, e é importante saber qual razões tem cada um dos filósofos para pensar que a sua teoria é verdadeira.
A filosofiaé um conjunto de problemas, teorias, argumentos, e estaremos a fazer o mesmo tipo de confusão que faz quem substitui o ensino de filosofia pelo estudo da história da filosofia.
Nãobasta que o estudante domine os instrumentos críticos da filosofia. É também preciso que tenha informação teórica relevante. Ao estudar um problema filosófico qualquer, o estudantetem que ter conhecimento dos diferentes tipos de teorias que procuram responder o problema, e respectivas críticas, com isso ele também aprende a construir teorias críticas.
tracking img