Localizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCALIZADA

DOCUMENTO DE APOIO:  ORDENS DE COMANDO DESCRITIVAS E PONTOS CRÍTICOS DA EXECUÇÃO


Ordens de comando descritivas
As ordens de comando descritivas têm como objectivo explicar o exercício antes e durante a sua realização. Nas aulas de localizada estas ordens vão incluir: 1. Descrição da posição inicial: alinhamento geral e distribuição do peso pelos apoios. 2. Descrição domovimento: explicação simples do movimento, se possível utilizando imagens do dia-a-dia para que os alunos entendam. 3. Componentes críticas: pontos principais da técnica do exercício (em geral, onde os alunos erram mais frequentemente). Esta informação também deve ser dada de forma simples e adaptada à compreensão do aluno. 4. Feedback’s correctivos: correcção dos erros observados. 5. Feedback’s deincentivo: o seu objectivo é, como o próprio nome indica, motivar o aluno na aula (ex: “Só mais duas, FORÇA!!”)

Na tabela que se segue é feita uma descrição sumária de alguns pontos-chave no alinhamento postural neutro em cada uma das posições básicas.

Bípede – Vertical

Erros mais frequentes/Componentes Críticas – Tendência para a anteversão da bacia, com aumento da lordose lombar econsequente prejuízo para esta zona da coluna, situação muitas vezes devida à reduzida capacidade de contrair a parede abdominal, os glúteos e o pavimento pélvico para estabilizar a coluna lombar em posição neutra. Nestes casos, geralmente, os hamstrings são pouco flexíveis, os rotadores externos da coxa muito rígidos e os gémeos encurtados. – Relaxamento dos músculos da região dorsal, acompanhada deencurtamento da musculatura peitoral e deltóide anterior, o que conduz a uma maior rotação interna dos ombros (costas arredondadas, peito côncavo, diminuição da flexibilidade da articulação do ombro) – aumento da cifose dorsal. – Extensão da cabeça (queixo para a frente) para compensar o aumento da cifose dorsal. – Distribuição do peso pelos apoios incorrecta (peso na ponta dos pés ou noscalcanhares) – Desalinhamento dos membros inferiores (“joelhos para dentro ou para fora”) Estratégia de ensino – Relembrar postura neutra com exercícios simples na pausa entre os exercícios de localizada (ex: anteversão e retroversão da bacia1, elevação e depressão dos ombros, rotação externa dos ombros, modificar a distribuição do peso pelos apoios2 e a posição dos mesmos) – Demonstrar os erros (acentuarcurvaturas, desalinhar propositadamente membros superior e inferior) – Modificar o peso dos apoios entre os dois extremos
(por exemplo calcanhares e pontas dos pés) ajudando o aluno a encontrar um ponto médio.

Imagem/Ordem descritiva – “Pense que os seus pés são dois rectângulos e distribua o peso do corpo por os quatro cantos de cada um deles, sem deixar que o arco plantar toque no chão”. –“Alinhe bacia, joelhos e pés numa linha perfeita, não deixando os joelhos caírem para dentro ou para fora” – “Contraia os abdominais e os glúteos é como tentar apertar umas calças de ganga justas ou quer meter as mãos nos bolsos" – “Olhe em frente, mantenha os ombros na mesma linha, baixos e com as omoplatas ligeiramente próximas”

Bípede com Flexão do tronco na articulação Coxo-femural

Errosmais frequentes/Componentes Críticas – A flexão do tronco ser executada a partir da flexão lombar e não na articulação coxo-femoral, provocando a inversão da curvatura lombar e possíveis danos desta zona da coluna. Esta situação pode ser consequência de falta de capacidade de mobilizar a articulação coxofemoral (dificuldade em manter a posição neutra da coluna durante a flexão do tronco, poucaconsciência da zona da bacia, dificuldade em alongar os glúteos, hamstrings e gémeos) – Alteração do da distribuição do peso corporal, que deixa de ficar centrado nos apoios. – Hiperextensão da coluna lombar e dorsal (numa tentativa de não flectir o tronco pela zona lombar) Estratégia de ensino – Aumentar a mobilidade da articulação coxo-femoral através da flexão dos joelhos durante a inclinação do...
tracking img