Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso racional de medicamentos:
temas selecionados

9

Tratamento medicamentoso da asma em crianças
ISSN 1810-0791 Vol. 3, Nº 9 Brasília, agosto de 2006

Lenita Wannmacher*

Resumo
Inúmeras são as alternativas para tratamento medicamentoso de asma em crianças, com ênfase em agentes usados por via respiratória. Diferenciam-se as opções em tratamento de crises e de manutenção ou profilaxiade novas crises. As escolhas mais adequadas orientam-se pela gradação sintomática e evolutiva da asma (intermitente, persistente leve, moderada e grave, asma aguda). Dentre as duas principais categorias de antiasmáticos de uso corrente (broncodilatadores e antiinflamatórios), buscam-se as evidências para selecionar representantes quanto a eficácia e segurança. Este último aspecto é crucial emcrianças submetidas a uso crônico de alguns desses fármacos.

Introdução

A

asma em crianças caracteriza-se como tosse crônica ou recorrente acompanhada de sibilância. Asma leve pode ser intermitente ou persistente. A primeira condição é esporádica, desencadeada por vários fatores e intervalada por períodos assintomáticos. Asmas moderada e grave são persistentes, com aumentada freqüência deepisódios de broncoespasmo. Em qualquer condição podem ocorrer exacerbações agudas. Dentre as várias gradações de asma aguda, destaca-se a síndrome de asma aguda grave, reconhecida por presença de sibilância ou dispnéia que impedem a formulação de uma sentença em único movimento respiratório, taquicardia e taquipnéia. A asma infantil é doença prevalente, alcançando 4% a 10% nos últimos 25 anos. Sãofatores predisponentes história pessoal ou familiar de atopia, presença de hiper-reatividade brônquica e freqüência aumentada de episódios de sibilos. A asma é precipitada por infecção, poeiras, pólen e mofo, pêlos de animais, exposição à fumaça do tabaco e ansiedade. Os tratamentos direcionam-se ao manejo sintomático das crises e à profilaxia, visando minimizar sintomas e evitar novasexacerbações agudas. Incluem duas categorias de fármacos: broncodilatadores e antiinflamatórios. Com eles, objetiva-se diminuir sintomas, melhorar função pulmonar, reduzir risco de crises graves, melhorarem distúrbios do sono, reduzir número de hospitalizações e dias de absenteísmo escolar. A seleção dos medicamentos depende da categorização clínica da doença e do objetivo do tratamento (sintomático ouprofilático). Os diferentes agentes e a qualificação de seu benefício clínico podem ser vistos no quadro que segue.

Categorização de resultados de antiasmáticos de uso corrente em crianças1
Tratamento sintomático de asma leve intermitente
Benefício definido Risco sugerido Agonistas beta-2 adrenérgicos de ação intermediária (salbutamol) por inalação (uso por demanda) Agonistas beta-2 adrenérgicos delonga ação (salmeterol) por inalação

Tratamento sintomático de asma leve persistente
Benefício definido Agonistas beta-2 adrenérgicos de ação intermediária (salbutamol) por inalação (uso por demanda) Cortiscóides em baixas doses por inalação (beclometasona)

Tratamento sintomático de asma persistente moderada
Benefício definido Agonistas beta-2 adrenérgicos de ação intermediária (salbutamol)por inalação (uso por demanda ou em doses fixas) Corticóides em baixas doses por inalação (beclometasona)

Sugerida Agonistas beta-2 adrenérgicos de longa ação (salmeterol) ineficácia/ por inalação risco Corticóides em altas doses por inalação (beclometasona)

Tratamento de asma persistente grave
Benefício definido Agonistas beta-2 adrenérgicos de ação intermediária (salbutamol) por inalaçãoCorticóides por inalação em doses crescentes ou corticóides sistêmicos (prednisona ou prednisolona) por poucos dias, seguido de corticóides por inalação

*Lenita Wannmacher é professora de Farmacologia Clínica, aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente da Universidade de Passo Fundo, RS. Atua como consultora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/FIOCRUZ...
tracking img