Asistema circulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório compreende mais ou menos 97.000 quilômetros de canais que transportam o sangue para todas as partes do corpo. Sua característica mais impressionante é a maneira pela qual mantém o sangue em circulação, fluindo do coração para as artérias e das veias para o coração, apesar da força da gravidade e de milhões de rotas alternativas.

Abomba do coração dá ao fluxo sua força, enviando o sangue recém- oxigenado que jorra da aorta (a maior artéria do corpo), para as artérias menores e até para a parte superior da cabeça. As artérias bifurcam em outras menores, que por sua vez, que dividem em milhões de capilares. Esses capilares acabam se unindo para formar as vênulas, as quais de unem para formar veias, vasos da parede delgada comválvulas interiores que impedem o sangue de voltar atrás.

É composto por 1 órgão principal (coração) e tubos (artérias, veias, vênulas, capilares) que fazem a rede de comunicação do coração até as células do corpo. Sua função principal é de levar oxigênio e nutrientes.

CORAÇÃO:

Órgão impar localizado no tórax entre os dois pulmões (mediastino) com o ápice voltado levemente para olado esquerdo, logo abaixo do externo. Possui 4 cavidades 2 superiores (átrios), e 2 inferiores (ventrículos). É formado por 3 camadas musculares epicárdio (a mais externa), o miocárdio (região contrátil do coração), e o endocárdio (a mais interna). É revestida por um saco fibroseroso que possui 2 camadas, a mais externa é fibrosa, e a mais interna é serosa, esta estrutura é chamado de SacoPericárdico.
A cavidade do coração está dividida em duas partes, uma direita e outra esquerda, separada por um septo muscular. Seja do lado direito, ou do esquerdo, encontramos duas cavidades: uma superior, a aurícula (ou átrio) e outra inferior, o ventrículo.
Aurícula e ventrículo estão em comunicação por meio de um orifício, o orifício aurículo-ventricular. Ao todo, o coração está, assim,dividido em quatro cavidades: a aurícula e o ventrículo da direita, e a aurícula e o ventrículo da esquerda.
Mas, enquanto a aurícula e o ventrículo do mesmo lado se comunicam entre si. não há nenhuma comunicação com as cavidades do outro lado: o sangue da metade esquerda não se mistura com o sangue da metade direita.
Aurícula.Direito:
Recebe a veia cava superior e a veia cava inferior,que trazem ao coração o sangue proveniente da cabeça e dos braços (cava superior) e do tórax, abdômen e parte inferior do corpo (cava inferior). A aurícula direita está em comunicação com o ventrículo direito pelo orifício aurículo-ventricular, ao nível do qual existe uma válvula: a válvula aurículo-ventricular direita, dita também (tricúspide) porque é formada de três peças valvulares. A funçãodesta válvula é permitir a passagem do sangue da aurícula para o ventrículo e de impedir o refluxo do ventrículo para a aurícula.
Ventrículo.Direito:
Recebe o sangue da aurícula direita pelo orifício aurículo-ventricular e a válvula tricúspide. No ventrículo direito tem início a artéria pulmonar que leva o sangue aos pulmões. O orifício de saída da artéria pulmonar vem a ser fechado pelasválvulas sigmóides, as quais impedem que o sangue volte da artéria pulmonar ao ventrículo.
Aurícula.Esquerda:
Recebe o sangue das quatro veias pulmonares e comunica com o ventrículo subjacente pelo orifício aurícula - ventricular esquerdo, ao nível do qual existe uma válvula: a válvula bicúspide. Na verdade, contrariamente à válvula análoga da direita, é ela formada somente por duaspeças. É chamada também mitral porque tem a forma de uma mitra de bispo invertida.
Ventrículo.Esquerdo:
Recebe o sangue da aurícula esquerda através da sua válvula mitral, e nele se inicia a maior artéria do organismo: a artéria aorta. Também a artéria aorta, no seu início no ventrículo, é dotada de válvulas sigmóides, as quais têm a mesma função das válvulas sigmóides da pulmonar, isto...
tracking img