Embraman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POTIGUAR DA PARAIBA - FPB
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO COMERCIAL / PROCESSOS GERENCIAIS

ADAMR LIVIO ROSAS DE ALBUGUERQUE JUNIOR
FRANCISCO PEREIRA DA SILVA NETO
LADYJANE DA SILVA BENTO
MARCIO GALDINO DE VASCONCELOS
MARIA LUCINELY BRITO RAMALHO GOMES

RELATÓRIO DE SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

JOAO PESSOA/PB
ABRIL/2012
ADAMR LIVIO ROSAS DE ALBUGUERQUEJUNIOR
FRANCISCO PEREIRA DA SILVA NETO
LADYJANE DA SILVA BENTO
MARCIO GALDINO DE VASCONCELOS
MARIA LUCINELY BRITO RAMALHO GOMES

RELATORIO - AULA DE CAMPO
CASTELO SÃO JOÃO - INSTITUTO RICARDO BRENNAND, RECIFE- PE

Relatório apresentado como exigência
da disciplina de sociologia das organizações,
Ministrada pelo Prof. Francisco Roberto Coura.

JOAO PESSOA/PB
ABRIL/2012

SUMÁRIO1. Introdução

2. Aspectos históricos e reflexivos

2.1 Aspectos observados ao longo do percurso
2.2 Observações e comentários no geral
2.3 Aspectos históricos - encontrados no instituto
2.4 Aspectos reflexivos

3. Conclusão

INTRODUÇÃO

Neste relatório será analisado alguns aspectos durante a aula de campo ao Castelo São João - Instituto Ricardo Brennand, Recife- PE.
No decorrerdo relatório poderá ser analisada a diferença entre as classes sociais, pelo caminho diferentes polos industriais, vegetação de formas variada. E ao chegarmos em nosso destino assim observar e aprender sobre costumes de uma época de reis,pintores renomados,historicamente falando. Encontramos uma coleção de obras maravilhosas, um pouco da historia do Brasil Holandês, entre outras. Alguns relatosda historia entre o século XVI e XVII, costumes da época, e arquitetura.
Fatores relevantes ao conhecimento e observação de varias aspectos no decorrer da viagem. Ilustrações também falam por si só, demonstrando em grande parte sua riqueza assim bem preservada para o conhecimento de um todo.
Contrastes arquitetônicos observados durante todo o percurso, do período colonial do Brasil e algunsfatos ocorridos no nordeste.

2- ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXIVOS

2.1 ASPECTOS OBSERVADOS

Ao sairmos de João Pessoa-PB especificamente da faculdade UNPB-FPB, em direção ao instituto Ricardo Brenand. Para realização de uma aula de campo, podemos observar a existência de casas e prédios bastante antigos, muitos destes tombados e pertencentes ao patrimônio histórico, onde prevalece aarquitetura original do século XVII E XVIII.

No decorrer da viagem, na estrada em direção a Recife- PE passamos por polos industriais, vilarejos rurais, com grandes partes de vegetação e rios, e principalmente a presença de igrejas com grande valor histórico cultural.
Ao chegarmos ao Instituto Ricardo Brennand, observamos uma imensa área de preservação ambiental, muito bem cuidada e administrada com apresença de uma lago,animais,aves,esculturas ao ar livre e dois imensos castelos do estilo medieval.

2.2 OBSERVAÇÕES E COMENTÁRIOS

Outro aspecto importante observado pelo nosso grupo foi o contraste entre replica e o original destacando-se os castelos como replicas das construções da época medieval e como originais, colunas na frente com vasos ornamentais de bronze.

Ao adentrar no castelonos deparamos com uma grande riqueza histórica e cultural, com telas, tapeçarias, artes sacras, quadros, livros antigos, mapas, pratarias, cofres antigos, esculturas esculpidas em mármore, detalhes nas paredes talhados em madeira, moedas e selos, artigos em cristais, lustres, mobilhas, entre outros utensílios históricos e monumentais. Destacando-se entre elas a coleção de Frans Post, relatandosobre o Brasil Holandês, ou seja, a invasão holandesa ao território brasileiro.

Que representou um dos momentos mais ricos e importantes do período colonial brasileiro. Vale a pena salientar que a historia do Brasil Holandês seria outra sem a presença do Conde João Mauricio de Nassau, que chegou ao Brasil em 1637 para administrar as províncias brasileiras sob dominação Holandesa, através da...
tracking img