Asiodjahio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Eduardo Dalla Vecchia
Nome: Marcos Daniel Lustosa Marcondes

História da Informática


Guarapuava 2012

História da Informática

Gerações de computadores
Até hoje já foram criadas 4 gerações de computadores.
As três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.Os computadores de primeira geração usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
A segunda geração  substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
A terceira geração de computadores foi construída com circuitos integrados,proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
A quarta geração, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma melhora da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e maior velocidade, já da ordemde nano segundos (bilionésima parte do segundo).

1ª geração

Com a necessidade do homem fazer cálculos ele foi criando instrumentos para facilitar e garantir os resultados. Com o avanço desses instrumentos foram sendo inventadas novas formas de simplificar os cálculos.


Z1

O ábaco foi uma das primeiras ferramentas de calculo usado pelo homem, e através dele foram surgindo novosinstrumentos como a calculadora (ou maquina Pascal). Com a necessidade de cálculos rápidos e precisos foi criado o primeiro computador eletromecânico chamado Z1, que foi construído pelo engenheiro alemão Konrad Zuse em 1936, e fazia seus cálculos a partir de relés e fitas perfuradas. Seu objetivo era ajudar o exercito alemão durante a guerra mais foi rejeitado pelo governo. Os projetos de Zuse ficariamparados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores, o chamado ENIAC.

(Z1 1936 - Reconstituição do primeiro computador eletromecânico).

Colossus
O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cifrada com os códigos conhecidos até encontrar umacoincidência. Ele processava 5.000 caracteres por segundo.

(Colossus 1943 – usado para decifrar códigos nazistas)

ENIAC - (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer)

Construído em 1945, o ENIAC, utilizava válvulas para realizar seus cálculos (eram mais de 17 mil válvulas, que quando acionadas causavam queda de energia), ocupando um galpão de150 m² e pesava 30 toneladas. A ideia era construir um computador para realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, porém o ENIAC acabou sendo terminado 3 meses depois do final da Guerra e acabou sendo usado durante a guerra fria. A programação era feita através de 6.000 chaves manuais, a cada novo calculo era preciso reprogramarvarias dessas chaves, sem contar que o resultado era exposto em binário através de um conjunto de luzes.
Foi durante a atividade do ENIAC que surgiu o termo “BUG” (inseto em inglês), pelo fato de os insetos grudarem nas válvulas causando curto circuito e consequentemente queimando-as.

(ENIAC 1945 - sala de operações)

2ª geração

A segundageração passou a usar transistores e circuitos integrados. Em 1947 a empresa Bell Telephone criou os transistores de silício e germânio e 11 anos depois a empresa Texas instruments criou o circuito integrado consistindo de um transistor, três resistores e um capacitor.
No MIT – (Massachusetts Institute of Technology) foi criado o primeiro computador que utiliza transistores.

IBM - RAMAC 305 ...
tracking img