Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução
2. Conceito de Cultura Organizacional
3. Características da Cultura Organizacional
4. Componentes da Cultura Organizacional
5. Conclusão
6. Referências

1. Introdução

Cultura organizacional
A cultura é apenas uma das perspectivas que podem nos ajudar a entender mais sobre uma organização.
A cultura organizacional não demonstra apenas comoos outros vêem uma organização,mas principalmente como os próprios indivíduos dentro de suas organizações a entendem.Cultura é uma metáfora que pode ser usada para explorar a identidade de uma empresa,ela nos oferece uma grande visão para o negócio e como trabalhar dentro dele.
A maior parte das pessoas que trabalham numa empresa provavelmente não saberá definir cultura da organização, tanto noabstrato como no caso concreto da sua empresa, mas por alguma razão prefere trabalhar na empresa A em vez de fazer na empresa B ou C. É possível ver, ou “sentir” que uma organização é diferente de outra.

2. Conceito de Cultura Organizacional
É um conceito complexo a valores, normas, crenças, costumes, ou qualquer outro termo que se escolha, transformar alguma coisa no que se podeaproveitar.
Representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais, padrões de referencia que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos.
É um conjunto de características,que permite distinguir a organização de todas as outras .E corresponde ao que representa a personalidade no individuo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com osistema de valores vigente.
Envolvem normas, costumes, políticas administrativas, padrões, tradições, crenças, estilos de gerencia, tipos de liderança, regulamento, métodos de trabalho, criatividade, tensão, caráter. Tudo o que está presente em uma empresa que tem a presença de pessoas ou funcionários. É um tipo de organização com conscientização e responsabilidade.
Representa as normas informaise não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia, e que direcionam suas ações para alcance dos objetivos organizacionais.

3. Características da Cultura Organizacional
Como podemos ver, o "comportamento" único de uma organização pode ser atribuído à composição dos valores que abraça a cultura organizacional. Vamos entender as principais característicasda cultura organizacional que ajudam a moldar-se "personalidade" da organização. 

Estas são características gerais que cada organização teria que examinar, caso contrário, a cultura parece incompleta. Apesar de todas estas características estarem em algum nível de uma parte de cada empresa, a importância e interpretação individual de cada difere de empresa para empresa, tornando assim cadanegócio único na sua própria maneira. Há sete principais características da cultura organizacional. Eles são listados abaixo. 
Inovação e capacidade de assumir riscos: O grau com que os empregados são encorajados a serem inovadores e assumir riscos.
Atenção ao detalhe: o grau que se espera de cada empregado em relação à precisão, análise e atenção ao detalhe.
Orientação para resultados: o grau comque a administração prioriza resultados, em vez de técnicas e processos usados para atingi-los.
Orientação para pessoas: o grau com que as decisões gerenciais levam em consideração o efeito das conseqüências das decisões sobre as pessoas na organização.
Orientação para equipes: o grau com que o trabalho é organizado em equipes em lugar de indivíduos.
Agressividade: o grau com que as pessoassão agressivas e competitivas em vez de complacentes ou descuidadas.
Estabilidade: o grau com que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo, em contraste com o crescimento.

4. Componentes da Cultura Organizacional
Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. Vejamos cada um deles:
a)...
tracking img