Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) A teoria da utilidade se resume no pressuposto que o valor de um bem se forma pela sua demanda ou seja, se forma pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Se torna algo muitosubjetivo e considera que o valor nasce da relação entre o homem e o objeto.
2) A utilidade, conceito base de toda a teoria do consumidor, representa a satisfação ou prazer que os consumidores retiram doconsumo de determinado bem. Utilidade Marginal se define como sendo o valor, para o consumidor, representado por uma unidade adicional de alguma mercadoria.
Utilidade Total é a soma das utilidadesmarginais, cresce à medida que consumimos unidades adicionais, mas esse crescimento é cada vez mais atenuado.
3 ) Demanda é conceituada como a quantidade de um determinado bem ou serviço que osconsumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. As variáveis são: o preço do bem ou serviço, o preço de outros bens a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo.

4) A Lei Geralda Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem.
A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.
Há umarelação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva deprocura ou função demanda. A relação preço/quantidade procurada pode ser representada por uma escala de procura

5) Considerando o preço de um determinado bem, segundo o efeito substituição, o queacontece com a quantidade demandada desse bem em relação aos seus concorrentes se:
a) O seu preço aumenta
R:a demanda da concorrência tende a aumenta.
b) O seu preço diminui
R: a demanda daconcorrência tende a diminui.

6) Camisa social e gravata; pneu e câmara; pão e manteiga, sapato e meia, etc são bens complementares, ou seja, bens consumidos em conjunto. O que acontece com a...
tracking img