Asfalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
   

UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MISTURAS ASFÁLTICAS: TIPOS DE ASFALTOS

BELÉM – PARÁ 2007
   

   

UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MISTURAS ASFÁLTICAS: TIPOS DE ASFALTOS

Jairo Jair Cardoso Gilberto Reis Bitar Paulino Aragão Brito Neto Valdira Sá Viana

Trabalho submetido à Disciplina de Química Tecnológica do Curso deEngenharia de Produção da Universidade da Amazônia, como parte dos requisitos para a conclusão da grade curricular da disciplina.

BELÉM – PARÁ 2007
   

   

AGRADECIMENTOS

Queremos externar nossos agradecimentos àqueles cuja colaboração possibilitou a realização desse trabalho. A professora Rita de Cássia Nascimento Cavalcante, pela orientação e por sua prestabilidade. Em especial aosdirigentes, engenheiros e colaboradores da empresa Estacon Engenharia S.A., por nos permitir e elucidar nossa visita técnica a sua planta de processamento de asfalto, que com a ajuda prestada e colaboração, permitiu a realização desse trabalho de pesquisa. Aos colegas de turma, pelas reflexões críticas e pelas sugestões recebidas.

   

4  

RESUMO

O asfalto é um dos mais antigos materiaisda natureza utilizados pelo homem. Originado do petróleo, o asfalto é um material aglutinante, de cor escura, constituído por misturas completas de hidrocarbonetos não voláteis e de elevada massa molecular. As usinas de asfalto destacam-se como produtoras do concreto betuminoso, matéria-prima indispensável para o revestimento de ruas, rodovias e aeroportos. Uma usina de asfalto causa durante a suafase de operação e usinagem impacto ao meio ambiente, pois de acordo com a definição impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; ascondições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Este trabalho tem por objetivo principal a tipificação da matéria prima do asfalto, tipos de asfalto, processo de fabricação bem os efluentes gerados e o tratamento desses efluentes.

   

5  

SUMÁRIO

RESUMO................................................................................................................................................ 4 INTRODUÇÃO .....................................................................................................................................11 CAPÍTULO 1 .........................................................................................................................................12 MATÉRIA PRIMA DO ASFALTO..................................................................................................12 1.1 - Composição do petróleo e do asfalto ...............................................................................12

1.2 - Cimentos Asfálticos de Petróleo (CAPs) ...............................................................................13 1.2.1 - Propriedades do CAP..........................................................................................................15 1.2.1.1 - Penetração ........................................................................................................................15 1.2.1.2 - Viscosidade Absoluta.......................................................................................................16 1.2.1.3 - Viscosidade Cinética........................................................................................................16 1.2.1.4 - Ponto de Fulgor ................................................................................................................16 1.2.1.6 - Ponto de Amolecimento ...................................................................................................16 1.2.1.7 - Ensaio de Marshall...
tracking img