Asasasattr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Senhor dos Anéis (Análise do filme)
- por Daniel Isaac -
 
           
Quando nos propomos analisar o filme “O Senhor dos Anéis”, achamos a princípio ser possível encontrar uma definição para a idéia principal que o mesmo aborda, o poder.
            Procurei me pautar pelo número nove, ou seja, nove civilizações. Entretanto, à medida que intensificamos nossas observações, percebemos queas análises anteriores não esgotavam as questões que o filme aborda e que na verdade, não só os nove anéis destinados aos homens e sim os vinte anéis dos quais o filme fala são representações simbólicas de qualidades (Positivas e negativas) inerentes à espécie humana. Assim, chegamos a várias formatações da idéia principal do filme.
            Na necessidade de por hora fecharmos a questão, paraprepararmos esse material para os colegas, percebemos que seria interessante colocarmos as formas que encontramos pelo caminho de nossa análise, por entendermos que as mesmas de certa forma trazem excelentes discussões sobre o assunto. No entanto, é preciso ressaltar que a última análise feita quando colocamos o Ser Humano como sendo o palco interno e o universo detentor de todos os símbolos dobem e do mal. E que cabe ao mesmo Ser arbitrar como Mestre sobre qual deles irá vencer e comandar sua existência, provavelmente será a mais avançada, e portanto, a que melhor responde nossas indagações em relação ao filme.
            Nossa última análise traz como mensagem principal, dois pequenos grupos de pessoas; um em busca do poder para controlar a espécie humana em geral. O outro, através dediversas associações, busca impedir que o primeiro grupo, alcance seu objetivo.
            O filme aborda a idéia de poder em dois níveis distintos; o poder para o bem e o poder para o mal. Dentro desses dois níveis, o poder é discutido de diferentes formas. O poder parea o bem está representado pelo Mago cinzento, pelos Élfos, pelos Anões e pelos Hobbits. Esses personagens representam, naverdade, as virtudes humanas como: o Mago - a sabedoria, a intuição, o conhecimento usado para o bem; os Élfos – a imortalidade da alma, das boas obras; os Anões – o esforço, a vontade e a humildade de ajudar, de se sacrificar por um bem comum ao todo; e os Hobbits – a inocência, a alma pura disprovida de maldade. Já o poder para o mal está representado pela figura de Sauron, pelo Mago branco(Saruman), pelos Cavaleiros Negros, e pelas criaturas subjugadas a Saruman. Esses personagens representam os vícios humanos como: Sauron – como o simbolismo do poder, o poder enquanto casca sem conteúdo, sem razão em si; Saruman – como a sabedoria, o conhecimento usado para o mal, para dominar as pessoas e tirar-lhes o direito de liberdade de escolha; os Cavaleiros Negros – tendo o poder como prisão earmadilhas nas quais os humanos caem quando fazem do poder a sua razão sobretudo, vivendo como fantasmas sem paz e obrigados a perseguir algo que já não lhes servem mais, por não possuírem escolhas; e as Criaturas – como sendo as mentes humanas impedidas de pensar, cumprindo ordens, realizando tarefas sem questionar, vivendo alienadas de si mesmas tornando-se apenas operadoras, instrumentos cegos nasmãos dos ambiciosos.
            Esses dois níveis do poder irão se confrontar durante o filme em forma de metáforas. Todos os personagens, os cenários, os combates; enfim as dificuldades, as superações, as cooperações, as luzes, as faltas de luzes, as cores, as espadas representarão na verdade os conflitos internos que a espécie humana vive ao longo de sua existência. Dentro dessa perspectiva,cada ser humano ao fazer suas escolhas define qual desses poderes irá assumir o comando em sua existência – o comando em sua existência para o bem ou para o mal.
 
 
O Senhor dos Anéis (Síntese do início do filme)
(Daniel Isaac - ICTYS)
 
            Tudo começou com a forjadura dos grandes anéis;
                        3 foram dados aos Élfos(imortais).
                        7 foram...
tracking img