Asadsaf

1231 palavras 5 páginas
Agrupamento de Escolas Alves Redol Sede: Escola Secundária de Alves Redol
Ano Letivo 2012/13 TRABALHO DE PESQUISA: Efeito de estufa e Ozono estratosférico 10º Ano Professora: Isabel Piçarra fevereiro de 2013

Introdução:

A temperatura amena e vital do nosso planeta deve-se em parte ao efeito de estufa. Os responsáveis por este efeito são certos gases presentes na atmosfera. O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por gases que compõem a atmosfera. O ozono (O3) encontra-se disperso com outros gases nas camadas superiores da atmosfera, entre os 15 Km e 50 Km de altitude. O ozono neste local chegou a ter uma composição quantitativa da ordem de 10 ppm. Este gás absorve uma parte significativa das radiações solares que atingem a troposfera. A sua ação é vital para todas as formas de vida na Terra.

Orientações: Certamente já viu na televisão um debate, com diferentes intervenientes, sobre um determinado assunto. Discutem-se nesses “espaços” os temas que dominam a atualidade. O tema a debater é “A atmosfera é um filtro da radiação solar”. A tarefa proposta consiste na realização de uma pesquisa e posterior elaboração de um trabalho de grupo que inclua um debate com toda a turma (por turnos) sobre os resultados pesquisados. Cada turno deve organizar-se em cinco grupos de trabalho; cada grupo simula o exercício de uma das profissões abaixo mencionadas e os seus elementos devem assumir o papel de verdadeiros profissionais, que têm de responder a questões muito concretas e debater os temas que lhes são apresentados. Todos têm de desempenhar um papel, e nenhum papel pode ficar por atribuir.

Grupo 1 (O Químico) O efeito de estufa.

Grupo 2 (O Biólogo) Importância do efeito de estufa. Efeitos do buraco do ozono.

Grupo 3 (O Médico Cientista) Consequências do aumento do efeito de estufa. Consequências do buraco do ozono na saúde humana.

Grupo 4 (O Ambientalista) Mudança

Relacionados