As variedades do amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS VARIEDADES DO AMOR

Redes de Apegos
Os cientistas dizem que quando o assunto é coração humano, existem três grandes sistemas cerebrais independentes, cada um nos estimulando do seu modo. A fim de desvendar o mistério do amor, a neurociência faz uma distinção entre as redes neurais; Apego(quem procuramos em busca de socorro), Cuidado(as pessoas que mais se preocupamos), Sexo...(dispensacomentário), cada um sendo estimulado por um conjunto diferentes de substâncias químicas cerebrais e hormônios. Esses três sistemas interconectados vivenciaram um romance completo, mas com a ausência de um deles o amor romântico tropeça.
Esses circuitos neurais subjacentes interagem em diferentes combinações nas muitas variedades do amor, seja romântico, familiar e dos pais, até mesmo em relações deamizade compaixão ou simplesmente ao acariciar um animal de estimação.
Amar requer inteligência social, tendo a via secundária casada com a via primária. Isoladas, o amor não será forte e satisfatório.
O apego, cuidado e sexualidade, tem suas próprias regras e um pode predominar sobre os outros, como no momento do sexo ou quando o casal brinca com seu bebê.
A Arte do Flerte
O olhar charmosode uma mulher lançado para um homem e logo quando vê que foi retribuída desvia rapidamente o seu olhar (quero que você note minha presença), o flerte é tão universal que essa seqüência de abordagem é encontrada em varias espécies de mamíferos nas quais a sobrevivência dos filhotes exige a ajuda do pai.
O sorriso do flerte está catalogado como uma das 18 variedades descritas por PAUL EKMAN.
Umaequipe de neurocientistas em Londres diz que essa tática de sorrir e desviar o olhar tira proveito de um engenhoso circuito neural, pois somente quando o homem é alvo de um olhar direto de uma mulher que considera atraente seu cérebro libera dopamina e provoca uma descarga de prazer. Mas independente da atração o flerte é recompensador, pois os homens abordam as mulheres que flertam com maisfreqüência do que as atraentes que não flertam.
Depois do flerte, que é a primeira fase para começar uma relação vem à conversa para verificar se fale a pena desenvolver apego com o parceiro potencial. Esse passo é feito pela via principal, como a desconfiança dos pais com o namorado da filha. Embora a via secundária nos empurre para os braços uns dos outros, a via primaria busca um possível parceiro,digno de um apego mais intenso, conversas entre os possíveis casais ajudam saber se você esta tomando a atitude correta.
Quando um parceiro passa no teste, começa a fase que parece que voltamos a infância, comunicando-se por apelidos carinhosos, sussurros e gestos carinhosos.
Segundo o neurocientista Jaak Panksepp, um casal apaixonado se vicia um pelo outro que pode ser comparado à dependência doópio. Quando o córtex orbifrontal e o córtex cingulado anterior se ativam no dependente e eles sentem vontade de consumir droga pode ser comparado a angustia da paixão de não ter o seu parceiro por perto, essa comparação também é feita no momento que o dependente obtém a droga, pois imita biologicamente o prazer que temos ao nos encontrar com a pessoa amada.
Os Três Estilos de Apego
Em uma“conversa” entre um casal que perdeu a filha de nove meses a quase nove anos a esposa tenta chega com uma foto da filha e os olhos cheios de lagrimas e lembra o marido que já vai fazer nove anos da morte da sua filha. O marido apenas resmunga não dando bola para o que a esposa diz, ela tenta novamente, mas a atitude do marido não muda não agüentando mais aquilo ela explode e diz; “Você não sente saudades?Não se importa?” ele responde: “Claro que sinto! Só não quero mais falar sobre isso” e sai da sala.
Essa historia representa dois tipos de apego, o evitativo representado pelo marido que fica pouco a vontade com emoções intensas, por isso tenta minimizá-lás, e o ansioso representado pela esposa cujos sentimentos brotam sem repressão e que precisa falar sobre suas preocupações. A também o...
tracking img